YCSA promove clínica de vela jovem com campeões olímpicos, pan-americanos e mundiais

Yacht Club Santo Amaro - YCSA ofereceu clínica de vela (Foto: @onboardsports360)


Mais de 50 velejadores da nova geração do Yacht Club Santo Amaro - YCSA participaram neste fim de semana de uma clínica de vela com importantes nomes da modalidade na sede oficial em São Paulo (SP), como Alex Welter, primeiro campeão olímpico da vela brasileira em Moscou 1980, também sócio do YCSA.

Crianças e adolescentes de 7 a 18 anos receberam ao longo dos dias instruções técnicas, dicas esportivas e puderam velejar na Represa do Guarapiranga ao lado de atletas como Alex Kuhl, único brasileiro campeão mundial de Optimist.

A atividade teve abertura do multicampeão pan-americano e treinador de Robert Scheidt em conquistas olímpicas, Klaus Biekarck. No domingo (28), Alex Welter e Geison Mendes também dividiram suas experiências de grandes competições com os futuros atletas.

- A ideia e toda a programação foi muito bem pensada e muito bem estruturada, não só para a interação dos velejadores de diferentes classes mas também as programações que foram feitas, não tem no dia a dia de um treino normal. Além disso, tiveram as atividades no final do dia, o pessoal se divertiu bastante. Eu considero um grande evento que o YCSA está propondo, que venham as próximas edições - explicou Geison Mendes, coordenador técnico da equipe jovem do clube.

Os jovens do Optimist, classe de introdução à vela, puderam aprender mais sobre as manobras, posicionamento antes das largadas e outras noções básicas de vela. Parte da equipe participa de grandes competições de Op defendendo a Flotilha da Garoa, como é batizada a equipe do YCSA.

O clube tem tradição na vela, tendo em seus quadros medalhistas olímpicos como Reinaldo Conrad, Alex Welter e Robert Scheidt. Um dos destaques da segunda edição da clínica de vela no YCSA foi a palestra de Nicolas Bernal e Felipe Fonseca, que ao lado de Alex Kuhl, falaram das suas conquistas do Mundial Júnior de Lightning 2022 e do Mundial de Optimist 2021, respectivamente.

Em junho, Nicolas Bernal liderou o trio brasileiro vencedor do Campeonato Mundial Junior de Lightning 2022, junto com Felipe Fonseca e Mathias Reimer, todos do Yacht Club Santo Amaro. Os garotos do YCSA venceram o evento em Wisconsin, Estados Unidos, quebrando um jejum de mais de uma década.

Já Alex Kuhl brilhou em 2021 no Lago di Garda, na Itália, trazendo a única medalha de ouro individual do Optimist na história da vela brasileira.

- O meu feito foi muito bom pois eu mostrei para o povo brasileiro que tem como ganhar, há 40 e poucos anos que um brasileiro não ganhava, eu fui o primeiro, mostrei todo o meu trabalho de treinamento, abri as portas para todo mundo, mostrei que se dedicar dá para ganhar. A importância dessa palestra é mostrar o meu caminho até o Mundial, vê se o pessoal pega influência para chegar lá também - disse Alex Kuhl.

O YCSA tem em suas atividades a Escola de Vela para crianças a partir dos quatro anos de idade. Esses cursos são ministrados por velejadores ou ex-velejadores de alto rendimento. O trabalho de fomento à modalidade está no DNA do clube, um dos mais tradicionais do país. Por isso, a diretoria de vela investe na formação dentro e fora d'água.

- Toda palestra agrega, principalmente com gente mais experiente, que tem rodagem internacional, conquistou títulos. Para eles parece algo muito distante ganhar um Mundial de qualquer classe, passar como foi é importante. O segredo é treinar e fazer tudo direito, assim você tem chance de alcançar, esse é o principal ponto, eles começam a acreditar que é possível - contou Volnys Bernal, diretor do YCSA.