WSL tem semifinais 100% brasileiras pela primeira vez na história

Etapa de Saquarema teve quebra de recordes e semifinais 100% brasileiras.
Etapa de Saquarema teve quebra de recordes e semifinais 100% brasileiras. Foto: (Thiago Diz/World Surf League via Getty Images)

O Brasil fez história na etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro, do Circuito Mundial de Surfe. Após a quebra de um recorde com a presença de seis surfistas brasileiros nas quartas de final, sendo a marca anterior registrada na etapa de Newcastle no ano passado, quando Gabriel Medina, Adriano de Souza, Italo Ferreira, Filipe Toledo e Deivid Silva marcaram presença, outro fato histórico aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira: as semifinais têm apenas surfistas brasileiros, o que já garante o troféu do Oi Rio Pro para um surfista local.

Com o fim da última bateria das quartas de final, onde Yago Dora venceu o australiano Callum Robson, foi confirmado algo que nunca havia acontecido na história do Circuito Mundial: semifinais 100% verde e amarelas em uma etapa da elite do surfe. Estão classificados Samuel Pupo, que encara o campeão olímpico em 2020 e mundial em 2019 Italo Ferreira, Filipe Toledo, líder do ranking mundial e já classificado para a etapa final da WSL, onde serão definidos os campeões masculino e feminino, e Yago Dora, que volta de lesão e cirurgia realizada na véspera de Natal varrendo todos os adversários.

Leia também:

Do lado feminino, também temos representante nas semifinais da competição. Tatiana Weston-Webb, única surfista brasileira na elite na temporada de 2022 e vice-campeã mundial no ano passado, encara a líder do ranking, Carissa Moore, que já venceu o título mundial em quatro oportunidades.

Toledo classificado para o WSL Finals

Ainda na antepenúltima etapa do Circuito Mundial de Surfe, o brasileiro Filipe Toledo, líder do ranking masculino, foi o primeiro atleta a garantir sua vaga no WSL Finals, que será disputado, novamente, em Trestles, na Califórnia. Com sua classificação para as semifinais, além de outras combinações de resultados, Toledo firmou seu pé na etapa que irá acontecer, em um único dia, entre os dias 8 e 16 de setembro.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos