WSL: Quem ainda pode se classificar para a final

Com mais duas etapas restantes, cinco brasileiros ainda podem se classificar para o WSL Finals.
Com mais duas etapas restantes, cinco brasileiros ainda podem se classificar para o WSL Finals. Foto: (Thiago Diz/World Surf League via Getty Images)

Com o término da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe, as vagas para a etapa final, que decide os grandes campeões da temporada de 2022 ficaram mais escassas. Dos brasileiros restantes, cinco ainda disputam as raras vagas para o WSL Finals, etapa que será realizada, novamente, em Trestles, na Califórnia, onde os cinco melhores homens e as cinco melhores mulheres do ano disputam o grande troféu de campeão mundial.

Ambos líderes de suas categorias, Filipe Toledo, do masculino, e Carissa Moore, do feminino, garantiram suas presenças no evento que é realizado em um único dia nos Estados Unidos e que define quais serão os campeões mundiais da temporada.

Leia também:

Mas quem ainda está brigando por vaga? Dos brasileiros, Italo Ferreira, campeão mundial de 2019 e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, ocupa a terceira posição no ranking mundial e, por enquanto, está dentro do Finals. Fora do top-5, mas ainda com chances, os irmãos Miguel e Samuel Pupo, finalista da etapa do Rio, e Caio Ibelli precisam de bons resultados nas duas próximas etapas (África do Sul e Taiti) e torcer para que Connor O'Leary, Callum Robson, Kanoa Igarashi, Ethan Ewing e Griffin Colapinto sejam eliminados nas primeiras fases de ambas competições. Nomes como Jordy Smith, Kelly Slater e o veterano brasileiro Jadson André não têm mais chances de classificação e irão disputar as etapas como 'cumpridores de tabela'.

No feminino, Tatiana Weston-Webb, nascida em Porto Alegre e criada no Havaí, ocupa a sexta posição na tabela de classificação e precisa de pontuações altas em ambas as etapas, além de ter de secar, ao menos, uma das três 'gringas' acima dela no ranking, já que Johanne Defay, finalista do Rio, está virtualmente classificada. Brisa Hennessy, Stephanie Gilmore e Lakey Peterson são as adversárias de Tati pela tão sonhada vaga no Finals.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos