WSL: Filipe Toledo conquista seu primeiro mundial de surfe

Filipe Toledo superou Italo Ferreira na etapa final do Mundial e se tornou campeão.
Filipe Toledo superou Italo Ferreira na etapa final do Mundial e se tornou campeão. Foto: (Thiago Diz/World Surf League via Getty Images)

O tão sonhado título mundial de Filipe Toledo finalmente chegou para consagrar a carreira do surfista de Ubatuba. Na etapa final do Mundial de Surfe, o brasileiro que carrega o número 77 às costas, em homenagem à conquista do Campeonato Paulista de 1977 do Corinthians, que pôs fim ao jejum de quase 25 anos sem levantar uma taça, superou o potiguar Italo Ferreira e colocou seu nome na história do esporte mundial.

No formato do WSL Finals, que coloca os 5 melhores homens e as 5 melhores mulheres do ranking para disputar, em um formato eliminatório, o grande troféu da temporada, Italo dispensou o japonês Kanoa Igarashi, que foi vice-campeão olímpico quando o brasileiro levou a medalha de ouro, e os australianos Ethan Ewing e Jack Robinson, até que encontrou o líder do ranking Filipe Toledo.

Leia também:

Na disputa de "melhor de três", não foi nem preciso chegar à última bateria para que Toledo concretizasse seu sonho. Na primeira bateria, a quarta de Italo no dia, Filipe venceu com o placar de 15.13 contra 14.97 do campeão mundial de 2019 e olímpico em 2021. Já na segunda bateria, Filipinho dominou os 35 minutos da disputa e pontuou 16.50, enquanto Italo Ferreira teve somatória de 14.93.

Tatiana Weston-Webb, representante brasileira na elite do surfe mundial, acabou sendo derrotada por Stephanie Gilmore, que se tornou octacampeã mundial com a vitória nesta quinta-feira.

Desta forma, o Brasil agora conta com quatro nomes no "Panteão do Surfe". Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Adriano de Souza (2015), Italo Ferreira (2019) e Filipe Toledo (2022) são os representantes brasileiros da Brazilian Storm (Tempestade Brasileira, em inglês) que conquistaram o título mundial de surfe.

Como terminou o ranking masculino

1º Filipe Toledo (BRA)

2º Italo Ferreira (BRA)

3º Jack Robinson (AUS)

4º Ethan Ewing (AUS)

5º Kanoa Igarashi (JAP)

Como terminou o ranking feminino

1ª Stephanie Gilmore (AUS)

2ª Carissa Moore (HAV)

3ª Johanne Defay (FRA)

4ª Tatiana Weston-Webb (BRA) - 42.610 pontos

5ª Brissa Hennessy (CRC)