World Surf League anuncia o calendário do Championship Tour de 2023

Filipe Toledo é o atual campeão da WSL (Reprodução / WSL)


A World Surf League (WSL) divulgou o seu calendário do Championship Tour (CT) 2023. Será o segundo ano com a nova estrutura, que tem dez etapas, todas com as categorias masculina e feminina, o corte na elite no meio da temporada e a WSL Finals para decidir os títulos mundiais.

A etapa brasileira, em Saquarema, está marcada para os dias 23 de junho a 1º de julho na Praia de Itaúna. O CT 2023 também será o principal caminho de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de circuitos e competições da WSL, destacou as mudanças da organização em prol da igualdade de gênero.

– Foi incrível ver as mulheres voltarem a competir no Taiti depois de 16 anos e, em 2023, todas as etapas serão combinadas com as categorias masculina e feminina novamente e com igualdade na premiação para homens e mulheres – ele disse.

+ Brasileiro é indicado ao Golden Boy: veja os candidatos ao prêmio

A temporada regular do WSL Championship Tour 2023 terá dez etapas disputadas em sete países, começando em janeiro no Pro Pipeline, no Havaí. Novamente, o corte na elite no meio da temporada irá acontecer em Margaret River, na Austrália. O primeiro evento após esta quinta etapa, marcará o retorno do Surf Ranch, a melhor onda de alto desempenho do mundo construída a 160 km do oceano, em Lemoore, no interior da Califórnia.

+ Medina parabeniza Filipe Toledo, mas critica novo formato da WSL: 'Nada a ver'

Depois de Surf Ranch Pro, vem as duas etapas na América Latina, o Surf City El Salvador Pro, nos dias 9 a 18 de junho, e o Rio Pro em Saquarema, de 23 de junho a 1º de julho, na Praia de Itaúna. O caminho prossegue o mesmo de 2022, com as etapas da África do Sul e do Taiti definindo os top-5 e as top-5 do ranking. Esse grupo vai disputar os títulos mundiais da temporada na WSL Finals que, pelo terceiro ano consecutivo, será realizado nas ondas de Lower Trestles, na Califórnia.

-> AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! está transmitindo ao vivo e de graça jogos da Bundesliga. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui.

CALENDÁRIO DO WSL CHAMPIONSHIP TOUR 2023:

1ª: Jan 29-10 Fev: Pro Pipeline, em Banzai Pipeline, Havaí
2ª: Fev 12-23: Pro Sunset Beach, em Sunset Beach, Havaí
3ª: Mar 08-16: Portugal Pro, em Supertubos, Portugal
4ª: Abr 04-14: Pro Bells Beach, em Bells Beach, Austrália
5ª: Abr 20-30: Margaret River Pro, em Margaret River, Austrália
--------corte na elite de 36 para 24 homens e 18 para 12 mulheres
6ª: Mai 27-28: Surf Ranch Pro, em Lemoore, Califórnia, EUA
7ª: Jun 09-18: Surf City El Salvador Pro, El Salvador
8ª: Jun 23-01 Jul: Rio Pro, em Saquarema, Brasil
9ª : Jul 13-22: Open J-Bay, em Jeffreys Bay, África do Sul
10ª: Ago 11-20: Tahiti Pro, em Teahupo´o, Polinésia Francesa
--------definição dos top-5 e das top-5 para disputar os títulos mundiais
Set 07-15: WSL Finals, em Lower Trestles, Califórnia, EUA

O WSL Championship Tour 2023 será o principal caminho no sistema de qualificação olímpica para os melhores surfistas do mundo. O ranking final das dez etapas da temporada regular, começando no Pro Pipeline e terminando no Tahiti Pro, vai indicar 18 das 48 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (10 homens e 8 mulheres).

+ Gabriel Medina é flagrado aos beijos em boate gaúcha

Com a temporada 2022 do CT encerrada, com Filipe Toledo e Stephanie Gilmore conquistando os títulos mundiais na WSL Finals, em Trestles, as atenções agora se voltam para o Challenger Series, que vai classificar os últimos integrantes para a elite do CT 2023.