Wolff diz que Hamilton pode ter danos cerebrais em carro quicando

Hamilton conquistou cinco pódios consecutivos antes das férias de verão da Fórmula 1. Foto: Jure Makovec/AFP via Getty Images
Hamilton conquistou cinco pódios consecutivos antes das férias de verão da Fórmula 1. Foto: Jure Makovec/AFP via Getty Images

Toto Wolff fez afirmaçÔes preocupantes sobre os efeitos que o balanço do carro de Lewis Hamilton pode trazer ao heptacampeão no futuro. Segundo o chefão da Mercedes o britùnico pode ter danos cerebrais com um carro quicando durante toda a temporada da Fórmula 1.

AlĂ©m de fazer com que a equipe fique atrĂĄs de Red Bull e Ferrari na disputa do campeonato, o problema de engenharia do carro Ă© visto como algo preocupante em relação a saĂșde dos pilotos.

Leia também:

O porpoising, como Ă© conhecido o movimento, diminuiu nas Ășltimas semanas graças a pistas mais suaves no CanadĂĄ, GrĂŁ-Bretanha, Áustria, França e Hungria, ajudando Hamilton a conquistar cinco pĂłdios sucessivos.

As novas mudanças nas regras de 2022 ampliaram os problemas da F1, afetando a Mercedes e outros construtores no circuito. Wolff reclamou: “Ainda acredito que a FIA e todos nós devemos fazer algo a respeito”.

“FrequĂȘncias de 1 a 1 hertz que duram alguns minutos podem causar danos cerebrais. Temos 6 a 7 hertz por vĂĄrias horas”, explicou tecnicamente o homem forte da escuderia alemĂŁ.

Espera-se que a FIA faça pequenas mudanças nas regras durante as férias de verão, jå que a categoria estå em férias por quatro semanas antes do GP da Bélgica no final de agosto.

O órgão dirigente pretende então introduzir alteraçÔes técnicas nos carros do próximo ano para diminuir a agressividade dos pilotos.

Embora os ajustes no regulamento reduzam o problema, a Red Bull e a Ferrari, que conseguiram evitar grandes saltos até agora, estão menos interessadas na decisão, potencialmente prestes a perder uma vantagem de velocidade sobre seus rivais como resultado.

Em oposição, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse na semana passada que “suspeitava que Ă© a questĂŁo de segurança” e acredita que o porpoising pode ser gerenciado por meio de alteraçÔes internas na configuração.

"Acho que depende de uma equipe como ela escolhe operar seu carro", disse ele.

Hamilton atualmente ocupa o sexto lugar na classificação dos pilotos, 10 pontos atrås de Carlos Sainz e 12 atrås do companheiro de equipe da Mercedes, Russell.