Warriors vencem Celtics em Boston e são campeões da NBA

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Com outra grande atuação de Stephen Curry, o Golden State Warriors venceu o Boston Celtics nesta quinta-feira por 103 a 90 e fechou a série das Finais da NBA em 4-2, conquistando seu quarto título da liga desde 2015.

Curry, com 34 pontos e seis arremessos de 3 convertidos no jogo, comandou a vitória dos Warriors no TD Garden de Boston ao lado de Klay Thompson (12 pontos) e Draymond Green (12 pontos), que formam a base da equipe nesses últimos anos de dinastia.

O título acaba com o período de baixa dos Warriors desde a queda para o Toronto Raptors nas Finais de 2019, marcadas pelas graves lesões de Klay Thompson e Kevin Durant.

"No início da temporada ninguém pensava que estaríamos aqui. É muito surreal, muito surreal", declarou Curry.

Depois daquela derrota, Durant deixou o time e na temporada seguinte o Golden State fez a pior campanha entre todas as equipes da NBA. Em 2021, os Warriors também ficaram fora dos playoffs.

Mas na atual temporada o time ganhou novo ânimo com o retorno de Klay Thompson depois de um longo período de recuperação e terminou como terceiro colocado da Conferência Oeste.

Na pós-temporada, a equipe californiana passou por Denver Nuggets, Memphis Grizzlies e Dallas Mavericks até chegar às Finais contra os Celtics.

"Este foi o título mais inesperado, mas sou um abençoado. Estive cercado por superestrelas e quando você está cercado por superestrelas, tudo pode acontecer", disse Steve Kerr, treinador do Golden State Warriors desde 2014.

Os Celtics, que precisavam vencer para levar a decisão para o jogo 7, começaram a partida com intensidade, mas depois sofreram uma sequência de 21-0 entre o primeiro e segundo período, nunca vista nos últimos 50 anos nas Finais, e tiveram que admitir uma derrota que os deixa sem seu esperado 18º título da NBA.

O ala-armador Jaylen Brown foi o cestinha do time de Boston com 34 pontos, seguido pelo dominicano Al Horford com 19, mas a estrela da equipe, Jayson Tatum, teve uma noite apagada com apenas 13 pontos em 6/18 em arremessos de quadra.

Sob as vaias do TD Garden, o vice-comissário da NBA, Mark Tatum, entregou o troféu aos campeões na ausência do comissário da liga, Adam Silver, que está com covid-19.

- Curry MVP das Finais -

Após levantar seu quarto título da NBA com os Warriors, Stephen Curry foi eleito o MVP (jogador mais valioso) das Finais pela primeira vez em sua carreira.

"Isto significa que aproveitamos a oportunidade", disse o armador depois da vitória. "Escutamos tudo o que foi dito, mas no final se trata do que é feito na quadra".

"No início da temporada diziam que não estávamos no radar e aqui estamos agora, com dois troféus nas mãos. Significa muito", afirmou Curry, que recebeu aplausos do público no TD Garden.

Aos 34 anos, ele comandou o Golden State nos momentos mais difíceis das Finais e terminou a série com médias de 31,2 em pontos, 5,2 em bolas de três, 6 em rebotes e 5 em assistências nos seis jogos.

Curry, maior arremessador e um dos melhores jogadores da história da NBA, tem dois prêmios de MVP de temporada regular (2015 e 2016).

Nos três títulos da liga vencidos anteriormente com os Warriors, os prêmios de MVP das Finais tinham ficado com Andre Iguodala (2015) e Kevin Durant (2017 e 2018).

--- Ficha técnica:

Boston Celtics - Golden State Warriors 90 - 103

Quadra: TD Garden (Boston, Massachusets)

Público: 19.000 espectadores

Parciais: 22-27, 17-27, 27-22, 24-27

Celtics: Marcus Smart (9 pontos), Jaylen Brown (34), Jayson Tatum (13), Al Horford (19), Robert Williams III (10). Depois entraram Derrick White (2), Grant Williams (3)

Warriors: Stephen Curry (34 pontos), Klay Thompson (12), Andrew Wiggins (18), Otto Porter Jr. (6), Draymond Green (12). Depois entraram Jordan Poole (15), Gary Payton II (6)

--- Resultados das Finais da NBA:

Golden State Warriors vs Boston Celtics

(Warriors venceram a série por 4-2)

Quinta-feira 2 de junho: Warriors - Celtics 108-120

Domingo 5 de junho: Warriors - Celtics 107-88

Quarta-feira 8 de junho: Celtics - Warriors 116-100

Sexta-feira 10 de junho: Celtics - Warriors 97-107

Segunda-feira 13 de junho: Warriors - Celtics 104-94

Quinta-feira 16 de junho: Celtics - Warriors 90-103

gbv/cl/cb

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos