Volante dá volta por cima, se consolida sob o comando de Dorival e completará 100 jogos pelo Flamengo

Thiago Maia completa 100 jogos com a camisa do Flamengo neste sábado (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


Desde o início do ano, Thiago Maia conviveu em um carrossel de emoções diferentes no Flamengo. Em abril, sob o comando de Paulo Sousa, chegou a admitir que não vivia em um bom momento a ponto de ser criticado. No entanto, com o retorno de Dorival , um velho conhecido, tudo mudou da água para o vinho. E ele não só se firmou entre os titulares, como completa 100 jogos pelo clube neste sábado.

+ Flamengo x Red Bull Bragantino: prováveis times, desfalques e onde assistir ao duelo pelo Brasileirão

Para que um jogador dotado de qualidade técnica tenha êxito em uma equipe, é necessário que uma conjuntura de fatores aconteça. Algo que vai além das quatro linhas. O lado psicológico, a sintonia com o elenco e, sobretudo, com o comandante à beira do campo são essenciais para o desempenho de um atleta.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro


No início da temporada, o camisa 8 tinha uma forte concorrência para se firmar entre os titulares. Willian Arão, Andreas Pereira e João Gomes estavam à frente na disputa por uma vaga no setor e atuaram com frequência sob o comando do português. Na ocasião, Thiago chegou a assumir, nas redes sociais, que estava em má fase.

O jogador não contava que o destino fosse lhe oferecer o 'reencontro perfeito'. Foi com Dorival Júnior que o volante viveu sua melhor fase com a camisa do Santos. Com as grandes atuações pelo Alvinegro Praiano, chamou a atenção do técnico Rogério Micale para a disputa das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro.

+ Ex-Flamengo lamenta situação de Bruno Henrique: 'Nas mãos de pessoas que não sabem o que fazem'

Com a medalha de ouro no peito, teve a oportunidade de atuar no Velho Continente. Foi contratado junto ao Lille, da França, por 14 milhões de euros (cerca de R$ 51 milhões, na época). Em seguida, chegou por empréstimo no Flamengo, em janeiro de 2020. Após uma séria lesão, teve sua contratação em definitvo confirmada - um pedido de Paulo Sousa, na ocasião.

A sintonia entre Thiago Maia e Dorival Júnior fez com que o jogador desbancasse os "concorrentes" e se firmasse na posição. Mesmo com a chegada de um nome de peso como Arturo Vidal, o atleta tem feito uma dupla consistente com o promissor João Gomes no grupo das "Copas".

Neste sábado, o adversário será o Masssa Bruta, justamente o time que sacramentou a demissão do português. A partida será especial para o camisa 8 - completará 100 jogos com a camisa do Flamengo. Até o momento, foram 64 vitórias, 17 empates e 18 derrotas, com 2 gols e 3 assistências. Ele também é líder de passes certos do time no Brasileirão 2022 (864, no total, segundo o portal Footstats).

+ Final da Libertadores: Conmebol sacramenta Guayaquil como sede

Em estado de graça, o meio-campista tem contrato até 2026 com o clube carioca e agora almeja erguer o troféu mais importante da carreira: a Libertadores. No próximo dia 29, o clube pode chegar à glória eterna e conquistar o tri da América. Thiago foi titular em quase todas as partidas do mata-mata (poupado na volta contra o Veléz Sarsfield), e segue invicto na competição desde a chegada do professor.