Risco de tubarões nas praias do Recife

AFP
Charles surfava com frequencia nas praias do Recife.Mas a prática que tanto gostava chegou ao fim em 1999 – quando ele perdeu as duas mãos em um ataque de tubarão.O surfista estava na prancha, a poucos metros da costa.Sonora 1 – Charles Heitor Barbosa Pires, vítima de um ataque de tubarão em 1999:”Senti a fisgada na perna. Aí na tentativa de me salvar, tentei empurrá-lo. Foi quando ele pegou minhas duas mãos”.Charles está entre as mais de 50 pessoas que já foram atacadas pelo animal nas águas da capital pernambucana nos últimos 22 anos. Um terço das vítimas morreu por causa dos ferimentos.As placas desta praia avisam do perigo.Mas a ameaça não afasta os banhistas.Sonora 2 - Charles Heitor Barbosa Pires, vítima de um ataque de tubarão em 1999: “Se tivesse um tubarão por perto, com certeza alguém ia ser atacado”.Os homens dos serviços de emergência da cidade têm de estar preparados para os ataques. Eles usam equipamentos especiais quando precisam fazer algum resgate no mar.Sonora 4 - Andre Ferraz, vice-comandante da equipe de salva-vidas: “Tem de colocar no tornozelo. Quando entrar na água ele vai lançar, vai afastar o elétrodo e vai ligar. Aí gera uma onda eletromagnética que vai fazer um campo de proteção. O tubarão, quando chega próximo, sente a onda, sente o desconforto e sai”.Os corais, antes, protegiam a costa do Recife da aproximação do bicho. Mas a poluição tem destruído esta barreira natural e, com isso, o habitat dos tubarões. Para piorar, o lixo jogado no mar atrai os animais para ainda mais perto. Por este motivo, autoridades acreditam que a educação pode minimizar os riscos.Sonora 3 – Alexandre Carvalho, presidente do Instituto oceanográfico do Recife:“Uma das grandes linhas de nossos educadores ambientais é justamente desmistificar essa imagem negativa dos tubarões e mostrar a fundamental importância que esse animal tem para a saúde do sistema marinho”.O alerta pode estar funcionando. O índice de ataques de tubarão no Recife caiu mais da metade desde 2001. Mas o problema parece longe de ser resolvido. No mês passado, um banhista de 18 anos foi encontrado morto depois de um ataque. --RECIFE, BRASIL09-12/09/2012FONTE: AFPTV (ACCESS ALL)EQUENCE 1 - (09/09/2012)- Various of Charles walking on the beach at Boa Viagem, Recife (09/09/2012)- Various of the beach at Recife (09/09/2012)SEQUENCE 2 - (09/09/2012)- Various of Charles walking on the beach at Boa Viagem, Recife (09/09/2012)- Various of warning notices on the beach advising people of the danger of sharks, and people swimming (09/09/2012) - Various of Recife beach (09/09/2012)SEQUENCE 3 - (12/09/2012)- Various of emergency rescue teams on Recife beach SEQUENCE 4 - (12/09/2012)- Various of Recife beach with the city in the background- Various of a tiger shark (SOURCE © Alexandre Barbosa ** NO RESALE FOR NON EDITORIAL PURPOSES **)SEQUENCE 5 - (12/09/2012)- Various of emergency rescue teams on Recife beach- Various of swimmers- Various of waves
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
Exibir comentários (0)
  • Pato avisa que só deixa São Paulo para jogar em ‘time grande’ da Europa

    Pato avisa que só deixa São Paulo para jogar em ‘time grande’ da Europa

    Pato é o artilheiro tricolor no ano com 18 gols (Fernando Dantas/Gazeta Press) Mais »

    Blog do Jorge Nicola - 1 hora 29 minutos atrás
  • Em parceria com canadense, Andy Murray cai nas oitavas em Washington

    Apesar da eliminação nas duplas, Andy Murray ainda competirá no simples Número 3 do mundo no ranking individual, Andy Murray não teve sucesso nas duplas no ATP 500 de Washington. Na noite desta segunda-feira, o britânico, em parceria com o canadense Daniel Nestor, foi derrotado pelos duplistas Rohan Bopanna (10º) e Florin Mergea (8º) por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/1 e 10/3. ... Mais »

    Gazeta Press - 2 horas 15 minutos atrás
  • Flamengo libera Bressan, que deve voltar ao Grêmio nesta semana

    O zagueiro Bressan está prestes a voltar ao Grêmio. Emprestado pelo clube gaúcho ao Flamengo desde janeiro, o jogador de 22 anos perdeu espaço no elenco rubro-negro com a contratação de César junto ao Benfica. Como o Tricolor Gaúcho vendeu Rhodolfo ao Besiktas, da Turquia, sua volta preenche uma lacuna importante aberta no grupo gremista.O retorno de Bressan deve ser oficializado nesta terça-feira, e o jogador deve ir a Porto Alegre ainda nesta semana. ... Mais »

    Gazeta Press - 2 horas 32 minutos atrás
  • Nado sincronizado: Brasil melhora notas no mundial em relação ao Pan

    Nado sincronizado: Brasil melhora notas no mundial em relação ao Pan

    uvSe na natação e no polo aquático muitos atletas tem piorado o desempenho no mundial de esportes aquáticos em relação ao que fizeram no Pan, o mesmo não ocorreu no nado sincronizado. Em Toronto, o Brasil deixou a desejar. Pela 1º vez desde 1995 ficamos sem medalhas no nado. Mas no mundial  de Kazan, as brasileiras melhoraram  a performance. Mais »

    Blog Romano Olímpico - 2 horas 32 minutos atrás
  • Nikão quer Furacão determinado para aproveitar mais um confronto direto

    Bastou embalar no Brasileirão para uma tabela que parecia pesada se tornar um ótimo caminho para o Atlético Paranaense tentar entrar no G4 novamente e retomar a busca pela liderança da competição. Depois de passar pelo Palmeiras, em São Paulo, no último final de semana, o próximo desafio é o Sport, exatamente o time que vem logo à frente e que ocupa a quarta colocação. ... Mais »

    Gazeta Press - 3 horas atrás