As escolas de samba do Rio ligadas a clubes de futebol
Adiado por conta da pandemia da covid-19, o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro ocorre nesta semana. Na MarquĂȘs de SapucaĂ desfilam as agremiaçÔes do Grupo Especial e SĂ©rie Ouro, mas Ă© na estrada Intendente MagalhĂŁes que se apresentam as escolas ligadas aos clubes de futebol do Estado. Ao todo, sĂŁo seis agremiaçÔes relacionadas aos quatro grandes do Rio, sendo trĂȘs do Flamengo, uma do Fluminense, uma do Botafogo e uma do Vasco da Gama.
Ao contrĂĄrio de SĂŁo Paulo, que tem escolas de samba ligadas ao futebol hĂĄ vĂĄrios anos, as agremiaçÔes do Rio ligadas aos clubes sĂŁo novas. A Fla Manguaça, por exemplo, estreia este ano no Carnaval, no Grupo de Avaliação. A torcida organizada ligada ao Flamengo desfila no dia 21 de abril, com o enredo: 'Sou ResistĂȘncia! Sou da Pele Preta! Sou Voz da Favela que nĂŁo se Cala! Muito prazer, sou Fla Manguaça!'. A apresentação serĂĄ desenvolvida pelo carnavalesco Amarildo de Mello.
Na semana seguinte, desfilam as outras duas escolas ligadas ao Flamengo. No dia 29 de abril, na Série Prata, se apresenta a Raça Rubro-Negra, que também estreia, com o enredo 'Aquarela Brasileira', uma reedição do Império Serrano de 1964, que serå desenvolvida pelo carnavalesco Jorge Knnawer. Dois dias depois, é a vez da Imperadores Rubro-Negros, escola fundada em 2019, que disputa o Grupo B - Livres, e levarå esse ano para a Intendente Magalhães o enredo 'Olelé, Olelé: uma Herança do Continente Africano', do carnavalesco Sandro Rauly.