• Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Conheça países que já foram banidos das Olimpíadas

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.

Ao longo das Olimpíadas, países foram banidos dos jogos por diversos motivos. Em Tóquio, a Rússia segue suspensa após condenação de doping em 2016, mas outras nações já perderam a competição por diversos motivos.

Países suspensos das Olimpíadas por causas políticas

Geralmente, a proibição de países tem causas políticas - especialmente em períodos de conflitos e guerras. Foi o caso da Alemanha, que não participou dos Jogos Olímpicos de 1920 e 1948 após perder a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Leia também:

Na primeira Olimpíada de Tóquio, em 1964, quem ficou de fora foi a África do Sul. O país tinha acabo de implantar o regime de apartheid, onde dividia acessos e privilégios entre brancos e negros.

A nação só retornou ao quadro do COI em 1992, nos Jogos de Barcelona. Nesta edição, a Iugoslávia foi vetada após atacar a Bósnia. Só atletas de modalidades individuais puderam participar como competidores independentes.

Países suspenso das Olimpíadas por machismo

Em 2000, as Olimpíadas de Sydney proibíram a participação do Afeganistão na competição. A confederação local não queria permitir que atletas femininas que haviam se classificado representassem o país, que segue uma doutrina muçulmana. A decisão final do Comitê foi proibir qualquer atleta de defender a bandeira, caso as mulheres fossem proibidas de competir - e o país realmente ficou de fora.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos