Vasco reativa basquete e vai disputar a Liga de Desenvolvimento em parceria com o Tijuca

Diretorias de Vasco e Tijuca se reuniram nesta segunda-feira (Divulgação / Site Oficial Vasco da Gama)


Um xodó da torcida do Vasco está de volta. O time de basquete profissional foi reativado após quase três anos da suspensão das atividades. O Cruz-Maltino e a diretoria do Tijuca Tênis Clube firmaram parceria e vão disputar de forma conjunta a próxima Liga de Desenvolvimento, que é um torneio sub-22. Confira a nota publicada pelo site oficial vascaíno.

"O Basquete está de volta ao Vasco da Gama. A partir de julho, a equipe sub-22 do clube entra na disputa do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete, que é o primeiro passo para o Vasco reativar sua vaga no Novo Basquete Brasil (NBB) já na temporada 2022/2023. A novidade foi anunciada esta tarde pelo presidente Jorge Salgado no ato de assinatura do convênio com o Tijuca Tênis Clube para a disputa da competição.

- É uma alegria enorme poder anunciar o retorno de um esporte tão tradicional e vitorioso para o Vasco da Gama como é o basquete e essa parceria com o Tijuca Tênis Clube. Não tenho dúvidas de que, assim como o futebol, a torcida vai abraçar essa iniciativa. E isso é uma grande notícia para o clube, que aos poucos e de maneira segura, vai retomando seus investimentos no esporte olímpico - disse o presidente Jorge Salgado.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

A assinatura do convênio contou com a presença do presidente Jorge Salgado, do Primeiro Vice-Presidente, Carlos Roberto Osório, do Vice-Presidente de Esportes Olímpicos, Marcel Kaskus e do Gerente Executivo de Esportes Olímpicos, Carlos Magno Barros. Da parte do Tijuca estiveram o presidente Hildo Magno, o Vice-Presidente de Esportes Terrestres, Antônio Augusto Ribeiro, o Vice-Presidente de Finanças, Gilberto Carneiro da Silveira, O Vice-Presidente de Marketing, Márcio Borzino e o gestor de projetos incentivados Gilberto Carneiro da Silveira Júnior.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022 é um campeonato oficial de basquetebol masculino sub 22 que faz parte do calendário oficial da entidade e é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com o apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

- O Tijuca saúda essa parceria entre dois gigantes do cenário do basquete carioca. Esse é só o primeiro passo de uma parceria que, temos a certeza, dará muitos frutos - disse Hildo Magno, presidente do Tijuca.

Na LNB Vasco e Tijuca irão jogar com a camisa do Vasco, que vai arcar com os custos de inscrição, logística e seguro esportivo obrigatório da equipe para toda a competição. O Tijuca Tênis Clube vai utilizar sua categoria de base nessa faixa etária disponibilizando atletas e comissão técnica. Durante todo o período da competição a equipe irá treinar nas dependências do clube tijucano. Como conveniado do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), o Vasco terá das despesas de viagens custeadas.

Da parte do Vasco da Gama, as atividades serão acompanhadas e supervisionadas pela nosso Departamento de Esportes Olímpicos e Paralímpicos, através de seu Vice-presidente Marcel Kaskus e do Gerente Executivo Carlos Magno Barros. Do lado do Tijuca Tênis Clube, as atividades serão acompanhadas e supervisionadas pelo Departamento de Esportes Terrestres, através de seu Diretor de Basquete Marcio Luiz da Costa Guimarães e o seu Vice-presidente Antônio Augusto do Amaral Ribeiro.

A competição irá acontecer de julho a outubro e CR Vasco da Gama / Tijuca, caiu no grupo B, que terá como sede na primeira etapa, o Esporte Clube União Corinthians/RS de 18 a 23 de julho e a segunda fase, o Club Athletico Paulistano/SP de 24 a 30 de agosto. Caso se classifique para as finais, a última etapa será jogada no Esporte Clube Pinheiros de 26 de setembro a 01 de outubro.

HISTÓRIA – Criado em 1920, o departamento de Basquete do Vasco é uma tradição dentro do clube. Conquistou o Campeonato Nacional em 2000 e 2001, a Liga Sul-Americana de Basquete em 1999 e 2000 e o Campeonato Sul-Americano de Clubes nos anos de 1998 e 1999, além de 16 títulos do Carioca. Enquanto o time feminino conquistou o Campeonato Brasileiro em 2001 e a Liga Sul-Americana de Basquetebol em 2002."

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos