Vasco e Iron Maiden: a relação da banda que abre o Rock in Rio com a maior organizada do clube

O Iron Maiden se apresenta nesta sexta-feira na primeira noite de shows do Rock In Rio. A banda inglesa, fundada em 1975, é aclamada pelos fãs de Heavy Metal como uma das maiores da história e seus membros se tornaram fãs do Vasco após o mascote da banda ser adotado pela 'Força Jovem', torcida organizada do Cruz-Maltino.

Os membros da banda, inclusive, costumam frequentar jogos do Vasco sempre que estão no Brasil. Nesta quarta-feira, diante do Guarani, o guitarrista Janick Gers foi visto nas cadeiras sociais de São Januário. Os integrantes da banda se encontraram pela primeira vez com os torcedores cruz-maltinos em janeiro de 2001, na final da Copa João Havelange de 2000.

O relacionamento começou no fim dos anos 1980 quando dirigentes da Força Jovem e fãs da banda resolveram inserir o 'Eddie', caveira mascote do Iron Maiden, em seus materiais como camisas e bandeirões. O personagem acabou caindo no gosto da torcida e sendo associado à organizada.

A homenagem atraiu os membros da banda que são apaixonados por futebol e citam o esporte em diversos materiais promocionais. No clipe "Holy Smoke", por exemplo, Janick Gers aparece vestido de goleiro e tocando guitarra em baixo das traves. Além disso, Steve Harris usa em seu contrabaixo um adesivo do West Ham, seu time do coração.

Harris, inclusive, viralizou em 2013 ao colocar uma casa à venda na Inglaterra. Na ocasião, a foto que mostrava o bar da residência flagrou uma flâmula do Vasco em um local de destaque do espaço de lazer do baixista.

Os membros da banda gostaram da ideia de serem ostentados em bandeirões em grandes estádios como o Maracanã e passaram a acompanhar de perto o Vasco. Os músicos prestigiaram o Cruz-Maltino em outras passagens pelo Brasil como em 2009, 2013 e, agora, em 2022.