Vasco deve garantir acesso caso repita, na reta final da Série B, o desempenho do fim do primeiro turno

Os jogos em casa serão importantes para o Vasco, mas podem não ser suficientes (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)


A fase do Vasco é nebulosa. Está em quarto lugar, a quatro pontos do quinto colocado e tenta encontrar soluções para titubear menos. Confirmar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro é a necessidade e, para tanto, olhar para um passado não muito distante pode ser inspiração. O Cruz-Maltino deverá garantir o retorno à elite caso repita, nesta reta final de Série B, o desempenho que teve nas dez partidas finais do primeiro turno.

+ Veja 20 jogadores que atuam na China e caberiam no Brasil

Isso porque o Cruz-Maltino, atualmente, tem 45 pontos. No período citado, foram conquistados 18 pontos. Com os hipotéticos 63, a vaga na elite é praticamente certa. A última vez que tal pontuação não bastou foi em 2015. Em diferentes oportunidades foi preciso até menos pontos.

Mas desde que a Série B é disputada por pontos corridos e com 20 clubes já se foram 16 edições. E em somente três ocasiões 63 pontos não foram suficientes. Se o Vasco já foi capaz de obter cinco vitórias, três empates e duas derrotas contra os adversários que enfrentará, a referência poderá ser o próprio Cruz-Maltino.

O problema, contudo, é o desempenho recente do time longe do Rio. A série atual tem seis derrotas seguidas como visitante. No primeiro turno, Nene e companhia obtiveram, como mandantes, nove dos 15 pontos possíveis contra os adversários que, agora, serão eles os mandantes.

-> Confira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Caso o perca as cinco partidas restantes que terá como visitante, poderá chegar, no máximo, a 60 pontos. Isso se vencer todos os jogos no Rio de Janeiro. Esta pontuação já não foi suficiente em 13 das 17 edições da Série B no formato atual.

Trocando em miúdos: o Vasco precisa melhorar como visitante. Confira abaixo os resultados e onde foram os jogos cruz-maltinos da reta final do primeiro turno da atual Série B.

Grêmio - empate - São Januário
Náutico - vitória - fora
Cruzeiro - vitória - Maracanã
Londrina - vitória - fora
Operário - vitória - São Januário
Novorizontino - derrota - fora
Sport - empate - Maracanã
Criciúma - vitória - fora
Sampaio Corrêa - derrota - fora
Ituano - empate - São Januário

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos