Varela e Pulgar estreiam como titulares no Flamengo, e Dorival Júnior ganha 'dor de cabeça'

Dupla deve ser aproveitada por Dorival Júnior, especialmente no Brasileirão (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


O Flamengo ficou no empate diante do Ceará, pelo Brasileirão. O resultado de 1 a 1 frustrou os planos do Rubro-Negro de encurtar a vantagem do Palmeiras, mas também serviu para um bom teste. Guillermo Varela e Erick Pulgar, contratados na janela do meio do ano, estrearam entre os titulares.

Para Varela, a partida diante do Ceará significou a estreia concreta pelo Flamengo. Com contrato de empréstimo junto ao Dínamo de Moscou, da Rússia, o uruguaio ganhou a oportunidade de começar entre os titulares, mas não engrenou. Falta de ritmo, e o primeiro tempo abaixo do elenco parecem ter sido a razão.

+ Veja a tabela do Campeonato Brasileiro

Pulgar já havia estreado, contra o Botafogo, também pelo Brasileirão, mas o gostinho entre os titulares, e no Maracanã, veio apenas neste domingo. O jogador participou de 80 minutos da partida e mostrou bom futebol, animando uma parcela de torcedores do Flamengo.

As perguntas com relação à confiabilidade dos dois serão respondidas, em breve, claro, já que a temporada já está em reta final. Resta saber o quanto Dorival Júnior irá utilizá-los neste momento decisivo de 2022, que reúne três competições importantes: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

VARELA

Na estreia, o uruguaio jogou apenas 45 minutos. A demora para estrear é compreensível, já que o Campeonato Russo ficou parado por alguns meses por conta da guerra entre o país com a Ucrânia. A exibição não foi brilhante, mas mostrou um bom ponto do jogo de Varela: a parte ofensiva.

+ Dorival analisa empate do Flamengo e fala sobre escalação: 'Não me arrependo'

No melhor estilo de Rodinei e Matheuzinho, companheiros de posição, Varela mostrou habilidade em belo chapéu e foi acionado diversas vezes pela ala direita. O uruguaio, inclusive, falou ao LANCE! após a partida e avaliou a estreia com a camisa do Flamengo.

- Foi a primeira partida, sabia que não ia aguentar 90 minutos, assim como o Dorival. Foi um início de jogo intenso, não foi uma partida fácil para o Flamengo. Não é fácil jogar no Brasil. Vou jogando, ganhando ritmo e me sentindo melhor - disse.

PULGAR

O chileno foi acionado pela primeira vez como titular ao lado de Diego Ribas e teve boa atuação. Foi considerada a melhor até o momento no Flamengo e envolveu bons passes, muita movimentação na saída de bola. Com a confiança de Dorival Júnior, a projeção é de que ele se destaque ainda mais.

+ Jogador rubro-negro presenteia dois vendedores com ingressos para jogo entre Flamengo x Ceará

Desde o início da carreira, Erick tem excelentes características defensivas. O volante é zagueiro de origem, dos tempos de Antofagasta, no Chile. No entanto, o elenco recheado do Flamengo propõe que os atletas atinjam alto nível para jogar, mesmo com os dois times de Dorival Júnior.

É importante frisar que a temporada exige demais do Flamengo. Ao todo, o Rubro-Negro já disputou 60 jogos em 2022 e deve ter mais, pelo menos, 15 compromissos. Ainda que tenha um elenco numeroso, ele terá de ser rodado e, com isso, Varela e Pulgar têm tudo para ganhar ainda mais oportunidades.

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA

Pulgar e Varela não devem ser titulares na próxima partida, já que Dorival Júnior confirmou, em coletiva, a volta dos titulares no jogo contra o Vélez. De olho na classificação para a final da Libertadores, o Flamengo enfrenta os argentinos neste quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã.