Vítor Pereira x Abel Ferreira: Dérbi põe à prova aproveitamento dos técnicos em clássicos paulistas

VP e Abel Ferreira têm amigo em comum (Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Rodrigo Coca / Agência Corinthians)


Corinthians e Palmeiras se enfrentam, neste sábado, às 19h, na Neo Química Arena. Vice-líder e líder do Brasileirão, respectivamente, ambos encaram o duelo como decisivo para seus objetivos no campeonato. Acontece que em jogos contra rivais neste ano, quem tem sido quase perfeito é o time de Abel Ferreira, enquanto o de Vítor Pereira vem tendo um desempenho pífio em clássicos.

GALERIA
> Quem é melhor: Corinthians ou Palmeiras? Veja votação jogador por jogador feita pela redação do LANCE!


Abel Ferreira e o Palmeiras: os reis dos clássicos em São Paulo no ano

Até aqui na temporada, o Verdão fez dez clássicos, venceu oito e perdeu apenas dois, ambos para o São Paulo. Isso significa que o Alviverde conquistou 80% dos pontos que disputou diante dos rivais. Contra o Timão, por exemplo, foram dois jogos e dois triunfos, ambos enfrentando Vítor Pereira no banco de reservas. Ao todo, foram cinco gols marcados e um sofrido para a equipe de Parque São Jorge.

>>> Assine o Premiere no Prime Video e acompanhe todas as emoções do seu clube no Brasileirão<<<

Vale lembrar que no último Dérbi, na Arena Barueri, o time de Abel Ferreira atropelou o de Vítor como se não houvesse adversário. Foi um 3 a 0 sem contestação e com a sensação de que foi pouco pelo que os palmeirenses criaram durante todo o jogo. No primeiro duelo, no Allianz Parque, os alviverdes já haviam sido superiores com 2 a 1.

Nenhum outro rival teve um desempenho tão bom em clássicos como o Palmeiras neste ano. O São Paulo, que é o que mais se aproxima, tem 57,6% de aproveitamento contra os rivais, já o Santos, em terceiro lugar, tem 29,2%, enquanto o Corinthians é o lanterna dessa lista com 18,5%, sendo que um dos jogos foi com Sylvinho.

É com esse retrospecto que Abel Ferreira e seus comandados tentaram manter seus números e buscar uma vitória na Neo Química Arena, onde o comandante do Verdão tem um triunfo, um empate e uma derrota. Será a primeira vez que enfrentará seu compatriota em Itaquera e será a primeira vez que Abel pegará o Corinthians na Arena enfrentando também a torcida presente no estádio.

Vítor Pereira e o Corinthians: pressão por resultados em clássicos

Se do lado alviverde Abel Ferreira vem dominando os jogos contra os rivais paulistas, o mesmo não pode ser dito de Vítor Pereira, que teve seus momentos mais marcantes, e até mesmo os mais polêmicos na Europa, nos clássicos do futebol grego, português e turco.

O aproveitamento de Vítor em clássicos pelo Corinthians é de 21%, e a estreia do lusitano por aqui foi justamente contra o São Paulo. No Morumbi, pela fase de grupos do Paulistão, sua equipe foi derrotada por 1 a 0, com gol de Calleri no primeiro minuto da partida.

O treinador do Timão demorou cerca de três meses e meio para conquistar seu primeiro triunfo em clássicos. A vitória veio na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, onde o Time do Povo goleou o Santos por 4 a 0, no dia 22 de junho.

Diante do adversário deste sábado, Vítor Pereira soma duas derrotas. Sua equipe perdeu por 2 a 1, no Paulistão, e foi goleada por 3 a 0 no primeiro turno do Brasileirão. Vale ressaltar que apenas em três ocasiões (2007, 2016 e 2020) o Corinthians perdeu os dois Dérbis para o rival no Brasileirão de pontos corridos.

O trunfo de Vítor para conquistar sua primeira vitória sobre Abel Ferreira é o ‘fator casa’. O Corinthians é o melhor mandante do Brasileirão, com 80% de aproveitamento, e o treinador corintiano está invicto em casa na competição, com sete vitórias e três empates.

Dos oito clássicos disputados por Vítor Pereira, o Corinthians soma uma vitória, dois empates e cinco derrotas. O Timão marcou sete gols e sofreu dez.

OS CLÁSSICOS DISPUTADOS POR VÍTOR PEREIRA NA TEMPORADA

São Paulo 1 x 0 Corinthians - Fase de grupos Paulistão
Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Fase de grupos Paulistão
São Paulo 2 x 1 Corinthians - Semifinal Paulistão
Palmeiras 3 x 0 Corinthians - Brasileirão
Corinthians 1 x 1 São Paulo - Brasileirão
Corinthians 4 x 0 Santos - Oitavas de final Copa do Brasil, ida
Corinthians 0 x 0 Santos - Brasileirão
Santos 1 x 0 Corinthians - Oitavas de final Copa do Brasil, volta

OS CLÁSSICOS DISPUTADOS POR ABEL FERREIRA EM 2022

São Paulo 0 x 1 Palmeiras - Fase de Grupos Paulistão
Palmeiras 1 x 0 Santos - Fase de Grupos Paulistão
Palmeiras 2 x 1 Corinthians - Fase de Grupos Paulistão
​São Paulo 3 x 1 Palmeiras - Final do Paulistão, ida
Palmeiras 4 x 0 São Paulo - Final do Paulistão, volta
Palmeiras 3 x 0 Corinthians - Brasileirão
Santos 0 x 1 Palmeiras - Brasileirão
São Paulo 1 x 2 Palmeiras - Brasileirão
São Paulo 1 x 0 Palmeiras - Oitavas de final Copa do Brasil, ida
Palmeiras 2 x 1 São Paulo - Oitavas de final Copa do Brasil, volta