UEFA usará impedimento semiautomático na Champions

Entidade utilizará sistema que a FIFA já anunciou para a Copa do Mundo para auxiliar na marcação de impedimento.
Entidade utilizará sistema que a FIFA já anunciou para a Copa do Mundo para auxiliar na marcação de impedimento. Foto: (Divulgação/Fifa)

Uma das novidades divulgadas pela UEFA nesta quarta-feira foi a de que os árbitros terão mais um auxílio para a identificação de casos de impedimento durante as partidas da Liga dos Campeões da Europa. Utilizada como teste na Supercopa da Europa, a tecnologia de marcação de impedimento semiautomático estará presente na fase de grupos da Champions 2022/2023.

De acordo com Roberto Rossetti, chefe de arbitragem da UEFA, a entidade busca novas soluções para auxiliar as equipes de campo: "A UEFA está constantemente procurando por novas soluções tecnológicas para melhorar o jogo e apoiar o trabalho dos árbitros. Esse sistema inovador vai permitir às equipes de VAR determinar situações de impedimento rapidamente, com mais precisão, aumentando a fluidez do jogo e a consistência das decisões. O sistema está pronto para ser usado em jogos oficiais e implementado em cada estádio da Champions League".

Leia também:

O recurso, que mapeia os 22 jogadores em campo, além da bola, avisa automaticamente à equipe de arbitragem quando um jogador estiver em posição irregular. O serviço foi testado na Copa Árabe, disputada no Catar, onde será a Copa do Mundo de 2022, e teve avaliação positiva por parte dos envolvidos nos estudos.

O sistema de câmeras utiliza diversos ângulos para que até 29 pontos de dados por jogador sejam fornecidos para que o algoritmo identifique ou não a posição de impedimento. Caso seja comprovado, o VAR recebe a informação e a repassa para o árbitro de campo. Desta maneira, não seria mais preciso o uso das linhas horizontais e verticais, tão polêmicas aqui no Brasil, que são colocadas manualmente para constatar se existe o impedimento ou não.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos