Uefa pretende criar um novo formato para a Supercopa da Europa em 2024, diz jornal

Uefa quer levar Supercopa para os EUA (Reprodução / Twitter / Los Angeles)


A Uefa, entidade máxima do futebol europeu, planeja fazer uma nova Supercopa Europeia e levá-la para fora do velho continente, com um novo formato de disputa, a partir do ano de 2024. A ideia é de organizar a competição nos Estados Unidos, reunindo os vencedores da Champions League, Europa League, Conference League e da Major League Soccer (maior liga de futebol dos EUA). A informação é do jornal inglês 'The Guardian'.

Após a criação da Conference League como terceira competição de clubes europeus em 2021, a entidade máxima busca incluir seu vencedor no desafio anual que junta os campeões continentais da temporada.

Segundo o jornal inglês, a Uefasobre o formato de disputa da Supercopa, que seria ao estilo 'Final Four'. Atualmente, o modelo de disputa é de final única entre os campeões da Champions e da Europa League, em campo neutro.

+ E se as camisas das seleções fossem inspiradas nas bandeiras dos países? Veja!

A entidade tem nos Estados Unidos um mercado-chave para a estratégia de crescimento, muito por conta da grande margem existente para um aumento de audiência da competição, principalmente entre as famílias e as mulheres, diz o 'The Guardian'.

Outro formato estudado é o triangular com os três campeões europeus (Champions League, Liga Europa e Conference League), ou um quadrangular com os dois finalistas da Champions e mais dois convidados.

Mais discussões sobre novos formatos de disputa da Supercopa da Uefa serão feitas nos próximos congressos da entidade.