Tite convoca Pedro para amistosos da Seleção; Coutinho e Jesus ficam fora

O técnico da Seleção Brasileira, Tite, convocou nesta sexta-feira o atacante Pedro, do Flamengo, para os amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos jogos antes da Copa do Mundo de 2022, mas deixou de fora nomes de peso como Gabriel Jesus e Philippe Coutinho.

A convocação de Pedro era um pedido de vozes da imprensa e dos torcedores para reforçar o ataque comandado por Neymar.

O jogador do Flamengo, de 25 anos, vive grande fase na temporada, principalmente na Copa Libertadores, da qual é o artilheiro com 12 gols.

Pedro se mostra como a esperança de um 'camisa 9' goleador para a Seleção.

O centroavante tinha sido convocado uma única vez, em novembro de 2020, na vitória do Brasil por 1 a 0 sobre a Venezuela nas Eliminatórias.

"Pedro especificamente é um '9' de área terminal. Jogador da última bola", explicou Tite em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

- Novos zagueiros -

Além da convocação de Pedro e do retorno do atacante Roberto Firmino (Liverpool-ING), Tite surpreendeu ao deixar de fora o meia Philippe Coutinho (Aston Villa-ING) e o atacante Gabriel Jesus, que teve um grande início de temporada em seu novo clube, o Arsenal.

As novidades da lista são os zagueiros Bremer (Juventus-ITA) e Ibañez (Roma-ITA), para compor a defesa comandada por Thiago Silva (Chelsea-ING), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA) e Éder Militão (Real Madrid-ESP). Segundo o treinador, Militão e Ibañez podem atuar também na lateral-direita posição para qual chamou apenas Danilo.

Tite manteve a base das últimas convocações com o goleiro Alisson, os laterais Danilo e Alex Sandro, os meias Casemiro e Lucas Paquetá, e os atacantes atacantes Richarlison, Raphinha e Vinicius Júnior.

"Fique uma mensagem clara a todos: façam os seus melhores. Estejam nos seus mais altos níveis em seus clubes. Dessa forma teremos o melhor senso de justiça na convocação final", disse o treinador.

Tite também lamentou a recente e grave lesão de joelho do lateral-esquerdo Guilherme Arana (Atlético-MG), que o tirou da Copa.

O Brasil jogará contra Gana no dia 23 de setembro e com a Tunísia no dia 27. Ambos os jogos serão disputados na França.

A Seleção estreia na Copa do Mundo no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. Depois, enfrenta Suíça e Camarões, pelo Grupo G.

-- Lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING), Weverton (Palmeiras).

Defensores: Danilo (Juventus-ITA), Alex Sandro (Juventus-ITA), Alex Telles (Sevilla-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Thiago Silva (Chelsea-ING), Bremer (Juventus-ITA), Ibañez (Roma-ITA).

Meio-campistas: Casemiro (Manchester United-ING), Bruno Guimarães (Newcastle-ING),  Fred (Manchester United-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Lucas Paquetá (West Ham-ING), Everton Ribeiro (Flamengo).

Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Neymar (PSG-FRA), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP).

raa/app/cb