Tiafoe surpreende e elimina Nadal no Aberto dos EUA

O espanhol Rafael Nadal cumprimenta o norte-americano Frances Tiafoe após partida do Aberto dos EUA. Crédito: Robert Deutsch-USA TODAY Sports

Por Rory Carroll

NOVA YORK (Reuters) - O norte-americano Frances Tiafoe jogou a partida de sua vida para vencer Rafael Nadal por 6-4, 4-6, 6-4 e 6-3 na quarta rodada do Aberto dos Estados Unidos nesta segunda-feira.

Foi a primeira vez neste ano que Nadal, que estava em busca do recorde de 23º título de Grand Slam, foi derrotado em um grande torneio.

Tiafoe cobriu o rosto com as mãos enquanto absorvia os aplausos da plateia que lotou o Arthur Ashe Stadium depois de derrotar Nadal pela quinta vez e se tornar a maior surpresa do torneio.

"Eu nem sei o que dizer agora, estou muito feliz, estou quase chorando", disse Tiafoe em entrevista na quadra.

"Não posso acreditar. Ele é definitivamente um dos maiores de todos os tempos. Joguei um tênis inacreditável hoje, mas realmente não sei o que aconteceu."

Embora Tiafoe tenha realmente jogado um tênis sublime, ele também se beneficiou de um desempenho incomum de Nadal nos saques e devoluções. O espanhol cometeu nove duplas faltas e acertou apenas 33 bolas contra 48 de Tiafoe.

Com a vitória, Tiafoe quebrou a sequência de Nadal de 17 torneios de Grand Slam consecutivos chegando pelo menos às quartas-de-final. O espanhol venceu os Abertos da Austrália e da França este ano antes de se retirar com uma lesão abdominal de sua partida na semifinal em Wimbledon.

O próximo desafio de Tiafoe é o confronto nas quartas de final com o russo Andrey Rublev.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS PB