Tiafoe controla Rublev e faz, no US Open, 1ª semi de Slam na carreira

USTA


Empurrado por uma apaixonada torcida em Nova York, o norte-americano Frances Tiafoe, 26º da ATP, se garantiu em sua primeira semifinal de torneio do Grand Slam ao superar o russo Andrey Rublev, 11º, no US Open e aguarda pelo espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner.

Vindo de uma grande vitória sobre o espanhol rafael nadal, Tiafoe segue embalado e jogando sob teto fechado na Arthur Ashe precisou de 2h39 para fechar o placar diante de Rublev em 7/6 (7-3) 7/6 (7-0) 6/4 tendo convertido 18 aces contra 14 do russo, que cometeu uma dupla-falta contra três do americano que cometeu o mesmo número de erros não-forçados de Rublev, 38, e disparou 46 bolas vencedoras e 31 de Rublev.

A partida foi muito equilibrada desde o início do jogo e Tiafoe foi o primeiro a ser muito pressionado e precisou salvar dois breakpoints no 6º game, viu o russo sacar muito para salvar o breakpoint no 11º game e precisou trabalhar dentro de quadra para salvar setpoint, confirmar saque e forçar o tiebreak. Ali, com duas mini-quebras de vantagem saiu com a vitória no primeiro set.

O segundo set foi marcado por um maior equilíbrio, com os dois tenistas sacando muito firme e sem serem ameaçados e a disputa foi para um novo tiebreak. Nele, Tiafoe sacou muito firme e sólido com backhand conquistou quatro mini-quebras e fechou o tiebreak sem perder pontos.

No set decisivo para sua permanência na partida, Rublev arriscou um pouco mais buscando entrar em quadra, assim, teve de salvar dois breakpoints no 3º game, mas não sustentou no 7º, foi quebrado e mesmo forçando o americano a salvar dois breakpoints no game seguinte e administrou.


Em busca de vaga na grande final, Tiafoe aguarda pelo vencedor do duelo entre o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Jannik Sinner.