Temporada atual da Premier League é a que tem mais brasileiros na história

Premier League em 2022/23 é a que tem mais brasileiros (CARLOS COSTA / AFP; URS BUCHER / AFP; Divulgação / Manchester United)


Não há dúvidas de que a Premier League é a principal competição nacional do mundo. Além de toda tradição, o campeonato tornou-se, ao longo das últimas décadas, uma máquina de fazer dinheiro. No mercado de transferências, os clubes ingleses têm um poderio financeiro acima dos demais. Segundo levantamento feito pelo LANCE!, a edição atual é ainda mais especial: nunca na história houve tantos jogadores brasileiros atuando na primeira divisão inglesa.

>>> Veja a tabela de classificação da Premier League

Mais do que isso: o Brasil é o país estrangeiro que mais cede jogadores aos times da Premier League na temporada 2022/23. Os 30 atletas brasileiros superam os 29 da França. Em um comparativo com dez anos atrás, o Brasil dobrou o número de futebolistas na Terra da Rainha.

Desde Mirandinha, que jogou no Newcastle de 1985 a 1987, 109 brasileiros passaram pela liga inglesa. Dentro da era da Premier League, que teve início em 1992, o número começou a aumentar a partir da chegada de Isaias ao Coventry City em 1995. Na mesma temporada, Juninho Paulista e o tetracampeão mundial Branco foram para o Middlesbrough, que, em 1996, contratou o volante Emerson.

Apenas na temporada 2007/08, o Brasil passou a ter mais de 10 jogadores regularmente dentro do campeonato. Nos anos 2000, Edu Gaspar e Gilberto Silva se destacaram no Arsenal, inclusive sagrando-se campeões. Primeiro brasileiro a ser campeão da Premier League, Edu levantou duas vezes o troféu (2001/02 e 2003/04), enquanto Gilberto Silva foi campeão uma vez (em 2003/04).

+ Basta! Vini Jr. é alvo de racismo: listamos casos em que brasileiros foram vítimas na Europa

Na temporada 2008/09, 19 brasileiros jogaram a liga inglesa. O número foi igualado apenas em 2018/19. Neste período de dez anos, o número de atletas do Brasil na liga se manteve na média entre 13 e 16.

A partir da temporada 2017/18, a média começou a aumentar ainda mais, pulando de 13 para 19. Em 2019/20, cresceu para 23, e atingiu 28 em 2020/21. O recorde da atual edição foi batido com relação aos 29 de 2021/22 após a chegada de Antony ao Manchester United, em agosto.

O Arsenal é o clube com mais brasileiros em seu elenco (4), seguindo de Manchester United, Tottenham, Liverpool e Aston Villa, todos com três.

Veja a seguir a lista com todos os 30 jogadores brasileiros na Premier League:

Arsenal
Gabriel Magalhães (zagueiro)
Gabriel Jesus (centroavante)
Gabriel Martinelli (atacante)
Marquinhos (atacante)

Liverpool
Fabinho (volante)
Alisson (goleiro)
Roberto Firmino (atacante)

Tottenham
Richarlison (centroavante)
Lucas Moura (atacante)
Emerson (lateral)

Manchester United
Casemiro (volante)
Fred (meia)
Antony (atacante)

Chelsea
Thiago Silva (zagueiro)

Aston Villa
Douglas Luiz (volante)
Diego Carlos (zagueiro)
Philippe Coutinho (meia)

Newcastle
Bruno Guimarães (volante)
Joelinton (meia)

West Ham
Lucas Paquetá (meia)
Emerson Palmieri (lateral)

Wolverhampton
Léo Bonatini (centroavante)
Matheus Nunes (meia)

Nottingham Forest
Renan Lodi (lateral)
Gustavo Scarpa, chega no fim do ano (meia)

Manchester City
Ederson (goleiro)

Everton
Allan (volante)

*Estagiário sob a supervisão de Victor Mendes