Tabu histórico, possível estreia de Vidal e mais: o que ficar de olho no Flamengo contra o Avaí


Vindo de três vitórias consecutivas, o Flamengo busca ampliar a boa fase recente sob comando de Dorival Júnior e entrar forte na briga pelo título do Brasileirão. Neste domingo, o clube rubro-negro entra em campo às 11h (de Brasília) para enfrentar o Juventude, na Ressacada. O duelo é válido pela 19ª rodada da competição e terá acompanhamento em Tempo Real no LANCE!.

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

O LANCE! lista cinco fatores para ficar de olho no jogo desta manhã de domingo:

CAÇA AOS LÍDERES

Após um péssimo início no Brasileirão, o Flamengo busca se aproximar dos líderes da competição para entrar de vez na briga pelo título. Mesmo com quatro vitórias nas últimas cinco rodadas, o clube ocupa apenas a 7ª posição, com 27 pontos. Uma vitória contra o Avaí é fundamental para a equipe diminuir a diferença para os rivais da parte de cima da tabela. Atualmente o Rubro-Negro está a três pontos do G-6, a quatro do G-4 e a nove do líder Palmeiras.

A rodada se torna ainda mais importante para o Flamengo porque reserva dois confrontos entre equipes do G-6. O Palmeiras encara o sexto colocado Internacional e o vice-líder Corinthians enfrenta o Atlético-MG, terceiro colocado. Ambos os jogos são neste domingo.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

MUDANÇAS NA DEFESA

Após usar força máxima na goleada sobre o Juventude, na última rodada, Dorival Júnior vai seguir o rodízio no elenco. Contra o Avaí, as mudanças serão sobretudo no sistema defensivo e a linha de quatro defensores entrará em campo na Ressacada com: Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas. Será mais uma chance para os atletas mostrarem serviço e corresponderem à confiança depositada pelo treinador rubro-negro. Vale lembrar que o Flamengo vive bom momento defensivo e não sofre gols há três partidas.

+ O plano de Dorival: Flamengo roda elenco e mantém intensidade em maratona de jogos

BOLA AÉREA OFENSIVA

Flamengo - Pedro
Flamengo - Pedro

Pedro vive grande fase no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O ataque rubro-negro também merece atenção. O clube marcou 15 gols nos últimos cinco jogos e apresentou uma nova característica recentemente: a bola aérea ofensiva. Todos os últimos sete gols marcados pelo Flamengo saíram em jogadas pelo alto, seja com origem em escanteios, faltas laterais ou cruzamentos com a bola rolando. Diante da terceira pior defesa do campeonato, esse número pode aumentar ainda mais no duelo deste domingo, na Ressacada.

+ Ameaça aérea: Flamengo incrementa repertório ofensivo e castiga rivais pelo alto

TABU HISTÓRICO

O Flamengo tem uma marca importante para quebrar neste domingo: o clube rubro-negro jamais venceu o Avaí na Ressacada em jogos oficiais. Em cinco duelos entre as equipes no estádio, foram três vitórias dos donos da casa e dois empates. No último confronto, em 2017, um empate por 1 a 1. Vale lembrar que Flamengo já venceu o Avaí duas vezes como visitante (em 1974 e em 2019), mas nenhuma delas foi na Ressacada.

POSSÍVEL ESTREIA DE VIDAL

O foco das atenções, no entanto, será a possível estreia de Arturo Vidal com a camisa do Flamengo. Após boa semana de treinamentos, o volante teve a programação antecipada e foi relacionado pela primeira vez por Dorival. Reforço de peso para o restante da temporada, ele iniciará a partida no banco de reservas, mas deve entrar no segundo tempo para alegria dos torcedores rubro-negros.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos