Técnico do Palmeiras Sub-20, Paulo Victor ressalta importância da valorização da base: 'Enriquece'

Paulo Victor e Henri representaram o Palmeiras em coletiva da decisão do Brasileiro Sub-20 (Foto: Reprodução/CBF)


Nesta sexta-feira, a CBF realizou uma coletiva de apresentação da grande final do Brasileiro Sub-20 entre Corinthians e Palmeiras, que acontecerá no domingo, às 11h, na Neo Química Arena. Em conversa com repórteres presentes, o técnico do Verdão, Paulo Victor, falou sobre a importância da valorização das categorias de base.

GALERIA

> Veja como terminaria o Brasileirão 2022 se os resultados do 1º turno se repetissem

- Um jogo assim traz uma rotina muito parecida com a do futebol profissional. Participar de jogos desse tamanho ajuda muito na parte final do processo de formação de cada um desses atletas. Contribui muito e tenho certeza que será uma grande partida que irá somar muito na vida deles e de todos os profissionais envolvidos - disse o treinador, que prosseguiu reforçando a boa temporada do Verdão em competições do Sub-20, incluindo o título inédito da Copinha.

- A categoria Sub-20 é uma engrenagem muito próxima. Dentro do Palmeiras temos uma comunicação muito bem estabelecida. Essa transição dos jogadores entre base e profissional é frequente e isso tem enriquecido muito nossos processos. O fato de poder participar de duas decisões na temporada é motivo de orgulho e mostra que estamos colhendo os frutos do trabalho.

> Clique e confira a tabela completa da Série A do Brasileirão!

De volta ao Palmeiras no início da atual temporada, depois de uma boa primeira passagem de 2015 a 2017, Paulo Victor comentou também sobre as transições de alguns atletas entre base e profissional do clube. De acordo com o comandante, a formação é bem feita quando os jogadores podem integrar os dois elencos.

- A prioridade é entregar o máximo de jogadores ao profissional. Esse é o foco da formação de base. Pela boa comunicação que temos quando esses jogadores não estão relacionados para jogos do principal, naturalmente eles integram a base e dão o melhor. Alguns deles se estabelecem de uma melhor maneira no profissional e outros acabam transitando. PV técnico do Palmeiras - afirmou.

Como tem a melhor campanha, o Corinthians do técnico Danilo poderá mandar o jogo da final em casa, na Neo Química Arena. Pensando nisso, o treinador palestrino concluiu dizendo que o mando de campo não irá interferir no estilo de jogo de sua equipe.

- Em relação ao mando de campo, isso está no regulamento da CBF. O Corinthians teve a melhor campanha e agora faz jus ao regulamento, vai jogar em casa. São méritos. Cabe a nós vir aqui e fazer aquilo que controlamos. O único que podemos controlar é dar nosso melhor e buscar o objetivo - concluiu.