Swiatek vence Pegula e vai pela 1ª vez às semifinais do US Open

A tenista polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, derrotou nesta quarta-feira a americana Jessica Pegula e se classificou pela primeira vez para a fase semifinal do US Open, onde busca seu terceiro título de Grand Slam na carreira.

Swiatek fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6 (7/4), em uma hora e 52 minutos de partida na quadra central de Flushing Meadows.

As primeiras semifinais em Nova York "significam muito. Não esperava isso no início do torneio", afirmou a polonesa, que chegava com dúvidas ao US Open depois de um espetacular início de temporada.

"Vim para fazer o melhor resultado possível, mas não esperava isso. Trabalhei duro e mantive as expectativas baixas. Hoje foi um jogo muito difícil", reconheceu.

Swiatek ,de 21 anos, começou o ano a todo vapor chegando às semifinais do Aberto da Austrália, herdando a liderança do ranking da WTA após a aposentadoria de Ashleigh Barty e engatando uma sequência de 37 vitórias.

Depois de conquistar seu segundo título em Roland Garros, no entanto, a polonesa diminuiu o ritmo em Wimbledon e caiu inesperadamente na terceira rodada para a francesa Alizé Cornet.

Mas contra grandes adversárias Swiatek cresce ao ponto de ter vencido seus últimos oito jogos contra jogadoras do Top 10 da WTA, como é o caso de Pegula, oitava do ranking.

"Ainda lembro de quando eu não era favorita e cada jogo me parecia surreal, mas agora é como uma rotina", afirmou.

Pegula, por outro lado, não pôde dar uma segunda grande alegria ao público americano, que poucas horas antes vibrou com a vitória de Frances Tiafoe sobre Andrey Rublev na chave masculina.

Swiatek enfrentará na próxima sexta-feira por uma vaga na final do US Open a bielorrussa Aryna Sabalenka, número 6 do ranking da WTA.

gbv/cl/cb