Sem Rodrigo Caio, Flamengo trabalha 'no limite' com zagueiros para a reta final da temporada


Nesta quinta, o Flamengo divulgou um boletim médico que confirma nova cirurgia de Rodrigo Caio. O zagueiro já treinava com o grupo, mas o departamento médico optou pelo procedimento para evitar riscos futuros. Com a decisão, o Rubro-Negro trabalhará 'no limite' com o setor até o fim da temporada.

O Flamengo iniciou o ano com sete zagueiros à disposição. Além de David Luiz, Léo Pereira, Pablo e Fabrício Bruno, que ainda podem atuar em 2022, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Gabriel Noga também estavam no elenco. Gustavo foi negociado com o Fenerbahçe, Noga com o Atlético-GO.

+ Rodrigo Caio passará por cirurgia e não joga mais pelo Flamengo no ano: 'Minha história não acabou aqui'

Como frisado pelo próprio Dorival, o Clube da Gávea pretende manter o planejamento e utilizar dois times diferentes, um no Brasileirão e outro nas Copas. Com a lesão de Rodrigo Caio, no entanto, o Flamengo pode ficar sem reservas em caso de suspensão ou de novas lesões.

VEJA NÚMEROS DOS ZAGUEIROS DO FLAMENGO EM 2022

David Luiz - 40 jogos (35 como titular)
Léo Pereira - 32 jogos (26 como titular)
Pablo - 23 jogos (20 como titular)
Fabrício Bruno - 19 jogos (17 como titular)
Rodrigo Caio - 12 jogos (10 como titular)
Gustavo Henrique - 10 jogos (8 como titular)
Gabriel Noga - 4 jogos (todos como titular, no Carioca)

Enquanto David Luiz e Léo Pereira estão no "time das Copas", Pablo e Fabrício Bruno integram a equipe que disputa o Brasileirão. Caso ocorra algum imprevisto, contudo, as duplas terão de ser misturadas e isso pode atrapalhar o planejamento, especialmente na parte física.

David Luiz e Léo Pereira - Flamengo
David Luiz e Léo Pereira - Flamengo

David Luiz e Léo Pereira são considerados os titulares do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

David Luiz, em idade mais avançada, já provou que pode disputar mais partidas que o esperado. O zagueiro disputou os 90 minutos em cinco dos últimos seis jogos do Flamengo na temporada. Para Dorival, resta alinhar o planejamento às necessidades do elenco.

+ Denir visita Ninho do Urubu após cirurgia e é 'tietado' por jogadores do Flamengo

Para suprir as ausências, o treinador rubro-negro pode até subir jovens jogadores da base. Cleiton, que já participou de algumas atividades do elenco profissional, é um nome a ser observado para o futuro do Flamengo.

De olho na reta final da temporada, Dorival Júnior terá 10 dias de treinamentos sem compromissos, iniciados após o clássico contra o Fluminense, no último domingo. O próximo desafio do Flamengo é contra o Fortaleza, na quarta-feira (28), pelo Brasileirão. A partida acontecerá às 19h (de Brasília), na Arena Castelão.