Seleção Brasileira usa anel inteligente para controlar sono

Nova tecnologia utilizada pela Seleção Brasileira foca na recuperação física dos atletas. Foto: (Lucas Figueiredo/CBF)
Nova tecnologia utilizada pela Seleção Brasileira foca na recuperação física dos atletas. Foto: (Lucas Figueiredo/CBF)

Ainda em preparação para a Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro deste ano, a Seleção Brasileira, neste período de treinamentos e jogos amistosos, está inovando e utilizando a tecnologia para focar na recuperação física dos jogadores que representam o Brasil.

Como o Mundial é uma competição de 'tiro curto', ainda mais ajustado que as outras edições, uma vez que terá 28 dias de competição e não um mês, como em diferentes oportunidades, o foco do Departamento Médico da CBF é o condicionamento físico dos atletas.

Leia também:

Um anel inteligente, que conta com sensores na parte interna e ajuda a monitorar a frequência cardíaca dos atletas e sua temperatura corporal, além, também, de informar outros fatores que sejam importantes para definir a qualidade de sono, passou a ser usado pelos jogadores e monitorado pela equipe médica que os acompanha.

Guilherme Passos, fisiologista da Seleção Brasileira, falou sobre a importância de uma boa noite de sono para os atletas: "Dormir é fundamental para a recuperação, para a liberação de hormônios importantes para a reconstituição muscular e o reequilíbrio mental e cognitivo dos atletas. O ideal é que o jogador passe por todas as fases do sono, que são: leve, moderado, profundo e REM ('Rapid Eye Movement', que em português significa movimento rápido dos olhos)".

Fred, volante da Seleção, comentou sobre o uso do objeto: "O anel me obrigou a ser mais disciplinado. Nunca dormi mal, mas, com a rotina, a gente não consegue controlar tanto. Agora tenho a disciplina: 'Ah, essa noite sei que dormi oito horas no mínimo', que é ideal. 'Essa noite dormi sete, preciso melhorar, me organizar melhor para levar os filhos na escola'. Comecei a me organizar e isso me ajuda no dia a dia, no trabalho. É importante acordar saudável e bem para ir treinar, estar disposto no dia a dia. Me acrescentou muito".