Seleções de polo aquático fazem ajustes para o Mundial da Hungria

Seleções de polo aquático fazem ajustes para o Mundial (Foto: Divulgação/On Board Sports)


As Seleções Brasileiras masculina e feminina de polo aquático estão em fase de ajustes visando o Mundial de Budapeste, na Hungria, que será realizado entre 20 de junho e 3 de julho. Os elencos trabalham a parte física, técnica e tática até o dia 16 de junho, quando embarcam para a competição internacional.

+ Tricampeão olímpico Zé Roberto recusa propostas de Turquia e Rússia por Barueri: 'Projeto é razão de viver'

A preparação feminina está sendo realizada no Clube Paineiras do Morumby, enquanto a masculina ocorre no SESI Vila Leopoldina, ambas na capital paulista.

O técnico Frank Diaz e a preparadora física Juliana Machado comandaram o treino da equipe feminina na última terça-feira (24), no Clube Paineiras do Morumby. As meninas realizaram trabalhos na academia e na piscina, visando a parte física, passes, defesas e finalizações.

- Começamos nesta semana a preparação em conjunto. Vão ser apenas três semanas para isso. Vai ser muito importante termos todas as meninas presentes. A ideia é chegar bem fisicamente lá e conseguir uma vaga entre os oito. Diferentemente das outras vezes, nossa chave ficou bem equilibrada. Vamos lutar por um lugar honroso. Trabalho há muito tempo com elas e as conheço muito bem - disse Frank Diaz, técnico da seleção feminina de polo aquático.

Com três semanas de preparação, a Seleção feminina enfrenta no Mundial de Desportos Aquáticos os times da Nova Zelândia, Cazaquistão e Austrália.

Com as competições da PAB - Polo Aquático Brasil paralisadas por conta do calendário internacional, as meninas focam em manter o entrosamento e o crescimento em todos aspectos do time.

No masculino, os técnicos Bárbaro Diaz e Roberto Chiappini estiveram à frente dos trabalhos na última quarta-feira (25), no Sesi Vila Leopoldina. Com jogadores dos times de São Paulo e Rio de Janeiro, a equipe realizou treinos físicos e com bola dentro da piscina.

O elenco treina com a mente na primeira partida do Mundial, com uma formação de atletas maduros, com experiência no polo europeu e em Olimpíadas, mas também com jovens em sua formação. O Brasil enfrenta na primeira fase a Geórgia, Hungria e Montenegro.

- Estamos na fase de preparação inicial, indo para a segunda semana de trabalho. A primeira foi cada um no seu estado. Vamos participar de uma competição de nível internacional muito forte. Temos de nos apresentar bem fisicamente. Estamos tentando fazer um trabalho a longo prazo. O Mundial é um processo desse trabalho. Não estamos com grandes expectativas com relação ao resultado e sim na formação de um novo grupo, com uma filosofia de trabalho, para que com a sequência, em um futuro próximo, pensemos em resultado - disse Roberto Chiappini, assistente técnico da seleção brasileira masculina adulta.

Calendário do segundo semestre é divulgado pela PAB

A PAB - Polo Aquático Brasil divulgou na última semana o calendário de competições para a temporada 2022/2023. Em comum acordo com os clubes, com o Conselho de Administração da entidade e o apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), o novo calendário de competições já está disponível para conferência no site oficial da entidade e nas redes sociais.

Pelo novo calendário, o Brasil Open Adulto será realizado entre os dias 3 e 7 de setembro, no SESI em São Paulo (SP). A Liga Nacional, também adulta, terá início nos dias 22 e 23 de outubro com a primeira rodada do evento que só termina no ano que vem. Os playoffs estão marcados para maio de 2023 no Esporte Clube Pinheiros.

Abrindo as competições nacionais de base do segundo semestre, teremos o Campeonato sub-14 em agosto e o sub-20 em setembro na ABDA. O Sub-18 será em outubro no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), e o Sub-16 no C.A. Paulistano em novembro.

- É importante destacar que o calendário sofreu inúmeras mudanças, por conta das alterações no calendário internacional, como por exemplo a realização do Sul-americano, Pan-americano e o Campeonato Mundial, que sofreram adiamentos e cancelamentos. Ainda tivemos a inclusão do campeonato sub-16 que vai acontecer na Grécia - comentou Alexandre Zwicker, presidente da PAB.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos