Seleções europeias chegam com incertezas para a Copa após última rodada da Nations League


A dois meses do começo da Copa do Mundo, as seleções da Europa participaram da rodada final da fase de grupos da Liga das Nações na última semana. Muitas das consideradas candidatas ao título no Qatar ou equipes mais fortes do continente não tiveram um rendimento que lhes desse uma segurança sobre como podem chegar a principal competição entre seleções.

Veja a seguir um balanço das principais seleções europeias que irão para a Copa do Mundo:


FRANÇA

Mbappé - Dinamarca x França
Mbappé - Dinamarca x França

França perdeu o último jogo  para a Dinamarca (Foto: FRANCK FIFE / AFP)

A atual campeã do mundo tem muito a ajustar se quiser chegar mais forte para o Mundial. Sem Benzema, ausência na última convocação devido a uma lesão, os franceses conseguiram vencer a Áustria em casa com uma atuação mais tranquila. Porém, no jogo seguinte, tiveram uma partida apagada e perderam para a Dinamarca, que é uma das equipes mais regulares do continente desde a Euro. Além do mais, há polêmicas extra-campo envolvendo os principais nomes dos azuis, como o atacante Mbappé e o meia Pogba, que deve ficar de fora da Copa devido a uma lesão.

ALEMANHA

Itália x Alemanha
Itália x Alemanha

Alemanha chega com estilo agressivo (Foto: Tobias SCHWARZ / AFP)

Apesar de ter tido um ciclo não tão regular, os alemães encontraram maior solidez a partir da chegada de Hansi Flick. Contudo, a equipe teve algumas falhas expostas, especialmente na derrota em casa para a Hungria. Apesar de ter sido dominada pela Inglaterra no segundo jogo, a Alemanha preocupou após ceder um empate por dois gols em um período de 15 minutos. A equipe já ganhou uma cara mais ofensiva, mas a taxa de conversão quanto a criação de chances ainda é baixa para um time com estilo agressivo.

INGLATERRA

Seleção da Inglaterra
Seleção da Inglaterra

Inglaterra tem dúvidas para a Copa (MARCO BERTORELLO / AFP

Tendo o seu rebaixamento na Nations confirmado na rodada da última sexta, após ter perdido para a Itália, a Inglaterra apresentou muitas falhas nas duas últimas partidas. Sem saber o que é vencer há seis jogos, Gareth Southgate encontra problemas em um setor que quase nunca lhe gerou dor de cabeça antes: a defesa. Muito passa pelos erros do capitão Harry Maguire. O jogador do Manchester United falhou em dois dos três gols sofridos pelos ingleses no empate em 3 a 3 com a Alemanha. Após chegar as semis da Copa em 2018 e a final da Euro de 2020, o "English Team" perdeu sua regularidade no fim do ciclo pré-Mundial e deve viajar para o Qatar sem a mesma confiança da torcida e com incertezas.

+Último FIFA será lançado nesta sexta ao público geral: lembre capas antigas do game

HOLANDA

Holanda - Van Dijk
Holanda - Van Dijk

Holanda é uma das equipes mais regulares (Foto: JOHN THYS / AFP)

Entre as principais seleções europeias postulantes a chegar longe na Copa, a equipe de Louis Van Gaal pode ser tida como a mais regular. Classificada para o mata-mata da Nations, os holandeses obtiveram resultados importantes no ciclo entre a última Euro e o próximo Mundial, vencendo 13 dos 15 jogos que disputou, incluindo duas vitórias contra a Bélgica. A Holanda fechou a Liga das Nações vencendo a Polônia, fora de casa, e os vizinhos belgas, em Amsterdã. Com uma campanha sólida, um jogo coletivo e bom elenco, os "Oranje" têm condições de voltar a ir longe no Qatar.

PORTUGAL

República Tcheca x Portugal
República Tcheca x Portugal

Cristiano Ronaldo chegou a ser contestado em Portugal (Foto: MICHAL CIZEK / AFP)

Com Cristiano Ronaldo contestado, os portugueses tiveram altos e baixos nas rodadas finais da Nations League. Apesar de terem vencido a República Tcheca, os lusitanos perderam a vaga no mata-mata ao serem derrotados em casa pela Espanha. Além das questões envolvendo seu capitão, Portugal oscilou contra equipes de mais peso na Europa e acabou não conseguindo resultados muito bons. Mesmo tendo garantido sua vaga para a Copa do Mundo, a equipe de Fernando Santos ainda se mostra capaz de deslizar a qualquer momento.

ESPANHA

Portugal x Espanha
Portugal x Espanha

Espanha eliminou Portugal na Nations (MIGUEL RIOPA / AFP)

​Apesar de ter um forte elenco composto por jovens revelações, a equipe de Luis Enrique também teve altos e baixos neste ciclo entre a Euro e a Copa. Nos dois últimos jogos, a "La Roja" perdeu em casa para a Suíça, mas conseguiu vencer Portugal, fora de casa, e garantiu a vaga nas semifinais da Nations. Mesmo não se mantendo tão regular em termos de resultado, a Espanha mostra equilíbrio entre os setores ofensivo e defensivo (que, segundo seu técnico, é a área mais forte da seleção espanhola). Finalista da última Liga das Nações, os espanhóis tem na Copa do Mundo uma avaliação final para sua jovem geração de talentos.

A maior parte das consideradas grandes candidatas ao título mundial teve altos e baixos e não conseguiu se manter regular no ciclo entre a Euro e a Copa e certamente, há muitos ajustes a se fazer em tão pouco tempo. Com menos de um mês para o início da Copa, as grandes equipes europeias apresentaram falhas em diversos setores e sem muitas definições dentro de seus elencos. É claro que no Mundial, tudo pode mudar, afinal o cenário é outro. Mas muitas das seleções estão com diferentes alertas ligados para que os resultados recentes não sirvam de sinal para o que pode acontecer no Qatar.

*Estagiário sob supervisão de Tadeu Rocha