Segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart reúne 120 pilotos em São Paulo

Troféu Ayrton Senna de Kart em São Paulo (Foto: Divulgação)


A segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart foi realizada neste sábado (18) no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park. A competição que leva o nome do tricampeão reuniu pilotos de várias idades divididos em 14 categorias. Ao todo, mais 120 competidores participaram do evento.

O campeonato foi chancelado pelo Senna Brands e organização de 2Points e SpeedPark. Além das provas de kart, o complexo no interior paulista recebeu a corrida de rua Senna Run para adultos e crianças e uma área VIP com o melhor do churrasco e atrações musicais no Racing Lounge by SENHOR BBQ.

As atividades de automobilismo começaram no meio da semana e testaram as habilidades dos pilotos no percurso no sentido horário na pista. O traçado, batizado de Ímola, teve 1.214 metros e 11 curvas no total. Os principais nomes do kartismo nacional estiveram na disputa, que se consolida como uma das principais do calendário de provas do Brasil.

- Para nós, receber da 2points e Speed Park a segunda edição do evento Troféu Ayrton Senna de Kart com a presença de pilotos de todo o Brasil, é a consolidação da importância do kart e do legado do Ayrton. Este evento trabalha incentivando as pessoas e resgatando a importância do kartismo no Brasil. Além disso, é um evento que incentiva a prática do esporte para toda a família, com as corridas a pé e muitas outras atrações e entretenimento para os visitantes. O Ayrton sempre deixou claro o papel fundamental do kart em sua carreira, e queremos a cada ano fortalecer isso através deste evento, para esta nova geração - disse Paola Nisterhofen Santilli, head de marketing da Senna Brands.

Sol, chuva, emoção, e esportes para todos os apaixonados por velocidade. Essa foi a segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart, que neste sábado fechou mais uma vez com chave de ouro. Organizador do evento pela 2Points, o recordista brasileiro de medalhas em Jogos Pan-Americanos, Thiago Pereira, comentou sobre o retorno do Troféu Ayrton Senna após a pandemia, e a esperança de ajudar na formação de novos talentos para o automobilismo brasileiro, uma das preocupações expressadas pelo ídolo Senna.

- Voltamos com força total, pra mim a melhor coisa que tem são os pilotos super satisfeitos com a competição, meu objetivo é o troféu Ayrton Senna de Kart ser o maior evento do mundo nesse segmento. É muito importante preservar a memória do Senna, temos que seguir o que ele defendia, a importância do Kart como primeiro passo no automobilismo, vamos fomentar essa base - comentou Thiago.

Ricardo Gracia, que também está à frente do Troféu Ayrton Senna de Kart junto ao Speed Park, reforçou a importância de um evento como esse na região.

- Esse é um torneio internacional, traz o desafio, a perseverança e a motivação que o Senna sempre teve. Fizemos um mix entre corridas a pé, infantil e adulto, 14 categorias, 7 estações de churrasco e música ao vivo toda noite. Esse é um evento para a família apreciar o automobilismo.

Um dos destaques da segunda edição foi Olin Galli, que conquistou o bicampeonato entre os Graduados. O piloto do kart número 4 não deu chances para os demais adversários na pista, largou bem e abriu uma vantagem considerável, para receber a quadriculada sem sustos.

- A corrida foi muito boa, treinei bastante durante a semana, consegui colocar um bom ritmo, abrir do segundo colocado e me consagrei bi-campeão do Troféu Ayrton Senna. Eu corro desde 2004, comecei com 8 anos, hoje sou 10 vezes campeão brasileiro de kart e bicampeão do troféu Ayrton Senna, muito bom para o meu currículo levar o troféu com o nome do meu ídolo, mesmo não tendo pegado a época dele, já que nasci em 1996, eu li e assisti muito sobre ele - comemorou Olin Galli.

O Troféu Ayrton Senna de Kart teve motores iguais e sorteados para todos os participantes, com exceção dos Graduados vencida por Olin Galli. Além dos prêmios às 14 categorias do Troféu Ayrton Senna de Kart, a organização premiou outros pilotos com honrarias especiais.

Outro destaque foi o Troféu Power Woman, que homenageou as mulheres que estão lutando e conquistando seu espaço no automobilismo ficou com Kaka Magno, piloto da Sênior A.

A honraria destinada ao piloto que mais ganhou posições nas finais ficou com Marcos Lelis, da categoria F4 Sênior. Ele conseguiu fazer uma prova de recuperação impressionante: largou em 14º lugar e terminou a corrida em quarto, por muito pouco não fechando no Top-3.

- Estava desacreditado, trabalhei a semana inteira. Não tenho palavras para falar sobre o Ayrton Senna, foi uma referência, hoje eu ensino para os meus filhos o que ele representou para todos nós - finalizou Lelis.

Vencedores das 14 categorias:

Mirim: Lucas Ferreira
Cadete: Leonardo Ramires
F4 Junior: Davi Alkimin
F4 Super Senior: Gustavo Rey
F4 Senior: Luciano Garcia
F4 Graduados: Samuel Cruz
Mini 2T: Lourenço Varela
Junior: Heitor Agnol
Junior Menor: Pietro Melo
Sprinter: Eduardo Perez
Senior A: Carlos SG
Senior B: Marco Rezek
Super Senior: Tiago Kastner
Graduados: Olin Galli

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos