Com estilo simples e seguro, Santos se consolida no gol do Flamengo e alcançará marca importante

Santos foi criticado por Renato Maurício Prado nesta quarta-feira (Gilvan de Souza/Flamengo)


Desde que chegou ao Flamengo, o técnico Dorival Júnior tem utilizado a estratégia de montar duas escalações diferentes nas três competições em que disputa. No entanto, apenas um jogador não tem sido poupado e alcançará uma marca importante no duelo contra o Vélez Sarsfield, pelas semifinais da Copa Libertadores: o goleiro Santos.

+ Saiba quanto o Flamengo irá receber com a transferência de Lucas Paquetá para o West Ham

Homem de confiança de Dorival, o arqueiro completará 20 partidas seguidas à frente da meta rubro-negra. Sem defesas espalhafatosas e com muita segurança, Santos tem conquistado a torcida com um perfil simples, sem declarações impactantes e longe dos holofotes da imprensa.

+ Confira e simule a tabela do Campeonato Brasileiro


Calado e por vezes introspectivo, o goleiro tem um estilo mais reservado e focado no trabalho. Diferente dos concorrentes da posição, o paraibano chegou de mansinho e praticamente tomou conta da posição. A mesma segurança que o levou à Seleção nos tempos de Athletico-PR.

O início no Flamengo não foi como ele gostaria, já que sentiu uma lesão muscular na coxa e ficou fora de combate por mais de um mês. Recuperado, ele teve a mesma paciência do início de carreira, quando esperou oito anos para se firmar na equipe paranaense, justamente quando Weverton deixou o clube e assinou com o Palmeiras.

+ L! na Argentina: Vélez sofre derrota 'fora de campo', mas aposta na força em casa

Ao desembarcar em Curitiba em abril de 2008, com apenas 18 anos, Santos veio do Porto-PE e se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano seguinte. Naquela edição, Aderbar mostrou todo seu potencial e esteve no elenco vice-campeão. Porém, foi um dos que mais demorou na transição e estreou nos profissionais apenas em 2012.

+ Com David Luiz e sem Marinho, Flamengo divulga relacionados para semi da Libertadores; veja lista

Com muita paciência e humildade, focou no trabalho e esperou o seu momento. Debaixo da trave atleticana, fez parte da campanha dos títulos das Copas Sul-Americana e do Brasil. Mais maduro, superou as desconfianças e se firmou com frieza na frente dos adversários.

Depois dos títulos veio a oportunidade de chegar ao Flamengo, que vive um momento próspero financeiramente. Mas novamente teve que provar seu talento e, de maneira educada, respeitou Diego Alves e aproveitou o momento oportuno para entrar e não sair mais do gol da equipe da Gávea.

Na temporada, os goleiros do elenco não conseguiram render o esperado pela torcida e cometeram diversas falhas. A relação com o experiente e vitorioso Diego Alves está estremecida e a tendência é que ele não permaneça no clube para a próxima temporada.

Além dele, a promessa Hugo Souza teve várias chances como titular na época em que a equipe era comandada pelo português Paulo Sousa. As atuações, porém, deixaram a desejar e constantes falhas fizeram o jogador perder espaço e ser questionado por boa parte da torcida.

+ Botafogo x Flamengo: Bepe critica e dispara contra organizadas rubro-negras

Aos 32 anos, Santos quer atingir voos ainda maiores na carreira. O respeito aos companheiros e a humildade fazem do pacato e reservado goleiro um verdadeiro paredão. Depois de estar presente no elenco que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas do Japão, sonha com a Copa do Mundo. O sonho segue no horizonte, assim como possíveis títulos para entrar de vez no coração da torcida do Flamengo.

CONFIRA A LISTA DE JOGOS CONSECUTIVOS DE SANTOS COMO TITULAR


1 - Flamengo 3x0 América-MG - Campeonato Brasileiro
2 - Tolima 0x1 Flamengo - Oitavas da Copa Libertadores
3 - Santos 1x2 Flamengo - Campeonato Brasileiro
4 - Flamengo 7x1 Tolima - Oitavas da Copa Libertadores
5 - Corinthians 1x0 Flamengo - Campeonato Brasileiro
6 - Flamengo 2x0 Atlético-MG - Oitavas da Copa do Brasil
7 - Flamengo 2x0 Coritiba - Campeonato Brasileiro
8 - Flamengo 4x0 Juventude - Campeonato Brasileiro
9 - Avaí 0x1 Flamengo - Campeonato Brasileiro
10 - Athletico-PR 0x0 Flamengo - Quartas da Copa do Brasil
11 - Flamengo 4x1 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro
12 - Corinmthians 0x2 Flamengo - Quartas da Copa Libertadores
13 - São Paulo 0x2 Flamengo - Campeonato Brasileiro
14 - Flamengo 1x0 Corinthians - Quartas da Copa Libertadores
15 - Flamengo 5x0 Athletico-PR - Campeonato Brasileiro
16 - Athletico-PR 0x1 Flamengo - Quartas da Copa do Brasil
17 - Palmeiras 1x1 Flamengo - Campeonato Brasileiro
18 - São Paulo 1x3 Flamengo - Semi da Copa do Brasil
19 - Botafogo 0x1 Flamengo - Campeonato Brasileiro