Santos passa confiança a Orlando Ribeiro em momento de incerteza

Orlando Ribeiro comandou o profissional do Peixe em dois jogos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)


O Santos vive um momento de dúvidas. A gestão liderada por Andres Rueda havia definido dois nomes para vagas em aberto: Vanderlei Luxemburgo, para ser executivo de futebol do clube, e Sebastián Beccacece, para ser o novo treinador. Os nomes, porém, não devem vir.

Enquanto não acerta com os profissionais, o técnico Orlando Ribeiro é o nome da vez. Ele vai comandar a equipe no clássico de domingo, contra o Palmeiras (18), fora de casa. O treinador estava no comando do Sub-20 desde o início do ano. Pela categoria o profissional soma 29 jogos, com 20 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. São 76 gols marcados e 28 gols sofridos.

A diretoria do Peixe vem, no dia a dia, passando confiança ao treinador. O clube não descarta uma possível efetivação, mas, antes disso, entende que os resultados precisam aparecer para que isso seja discutido. O ex-volante Claudiomiro também vem ajudando como auxiliar nas atividades.

Uma das razões que jogam a favor do técnico Orlando Ribeiro é o bom trabalho com jogadores de base. Seu trabalho mais marcante nas categorias de base foi pelo São Paulo, clube no qual esteve por 11 anos com passagens pelo comando técnico das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20.

Pelo Sub-20 no São Paulo foi Campeão da Copinha 2019, inclusive comandou o meia Ed Carlos atualmente no Santos. Além do vice-campeonato da Copa Ipiranga RS 2018, conquistou Super Copa e a Copa do Brasil nos anos de 2018. No Sub-17 conquistou a FAM Cup, em 2018, Fam Cup, Copa Belo Horizonte em 2017, Campeonato Paulista 2016 e Copa Belo Horizonte em 2016 e Campeonato Paulista em 2015.

Depois de onze anos no São Paulo, o treinador passou os últimos sete meses do ano passado no Sub-17 Palmeiras. No rival, conquistou a Fam Cup e venceu o Santos na edição, foi vice-campeão do Paulista e ficou em terceiro na Copa do Brasil. Foram 34 jogos com 27 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Ele também é detentor das maiores goleadas do Allianz Parque nas vitórias do Palmeiras sobre Confiança e Desportiva Paranaense por 10 a 0 e 9 a 0, respectivamente, em jogos válidos pela Copa do Brasil Sub-17.

De olho no duelo contra o Palmeiras, elenco do Santos, sob comando de Orlando Ribeiro, treinará nesta quinta e sexta-feira, às 9 horas, no CT Rei Pelé. No sábado (17), a atividade será às 15h e de noite o elenco viajará para São Paulo.