Só pensa naquilo! Os desafios do Corinthians até as finais da Copa do Brasil


A tarde desta quinta-feira (22) marca o retorno do elenco corintiano aos treinamentos, após três dias de folga. Mas no campo, o Corinthians só voltará na próxima quarta-feira (28), contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro.

E é na competição nacional que está o grande desafio do Timão nas próximas três semanas. Isso porque a cabeça do clube alvinegro está na decisão da Copa do Brasil, contra o Flamengo, que começa no dia 12 de outubro. Porém, antes, serão quatro compromissos pelo Brasileirão. Além do Dragão, o Time do Povo enfrenta Cuiabá, Juventude e Athletico-PR.

+ Manto do Corinthians: veja os modelos finalistas para quarta camisa do Timão em 2023

No último domingo (18), o Corinthians foi a campo com a equipe quase que inteiramente reserva, na derrota por 1 a 0 para o América-MG, em Belo Horizonte. Dos atletas considerados titulares, apenas o goleiro Cássio e o atacante Róger Guedes começaram jogando. Mas, como o duelo ocorreu três dias após o confronto de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Fluminense, a decisão do técnico Vítor Pereira foi compreensível e até mesmo esperada, mesmo com o plantel tendo um intervalo de 10 dias entre o jogo contra o Coelho e o compromisso seguinte.

Na última terça-feira (20), durante o sorteio de mando de campo das decisões da Copa do Brasil, Vítor deixou claro que a sua principal preocupação durante os dias que antecedem as partidas contra o Flamengo é cuidar do controle de carga física dos atletas corintianos para que eles cheguem inteiros nos compromissos mais importantes do ano.

+ Confira a tabela da Copa do Brasil e simule os dois jogos da final

Neste ano, o Timão sofreu com perda de atletas por lesões e comprometimento físico de alguns jogadores que, mesmo quando voltavam do departamento médico, sofriam com a falta de ritmo. E essas situações aconteceram justamente nas vésperas de alguns confrontos importantes, como as oitavas de final da Libertadores, contra o Boca Juniors, da Argentina, por exemplo.

Boca Juniors x Corinthians
Boca Juniors x Corinthians

Mesmo com muitos desfalques, na Libertadores, o Timão eliminou o Boca em plena Bombonera, no mês de julho (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

No entanto, focar na Copa do Brasil e deixar o Brasileirão em segundo plano pode ter os seus custos, já que o Corinthians ainda não está garantido na Libertadores do ano que vem. E se isso não acontecer via competição mata-mata, o Timão pode se prejudicar na busca pela classificação no campeonato de pontos corridos.

O Time do Povo esteve entre os quatro primeiros colocados entre a primeira e a 24ª rodada do Brasileirão, mas caiu para quinta colocação, posição em que se encontra hoje, há duas rodadas. Como a final da Libertadores envolve dois times que estão no G6, zona de promoção à Liberta do ano que vem, a tendência é que até o quinto lugar do Brasileiro se classifique diretamente à fase de grupo da competição continental no ano que vem.

Porém, o Atlhetico-PR tem a mesma pontuação que o Corinthians, 44, e aperta o Timão pelo quinto lugar. O Atlético-MG, com 40 pontos, é outro clube que pode fazer jogo duro aos corintianos nas 11 rodadas que restam no Brasileirão.