Retrospecto e vantagem embalam Flamengo para conseguir a classificação na Copa do Brasil


Flamengo e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Com a vantagem construída no primeiro jogo (3 a 1 no Morumbi), o Rubro-Negro está confortável e precisa apenas confirmar a classificação. E, curiosamente, o retrospecto do Clube da Gávea também ajuda a equipe de Dorival Júnior.

Das 25 participações do clube na história da Copa do Brasil, o Flamengo só foi eliminado uma vez após abrir vantagem de dois gols na ida. Foi em 2014, quando o Rubro-Negro venceu a ida por 2 a 0, mas sofreu uma goleada de 4 a 1 para o Atlético-MG, justamente nas semifinais do torneio.

+ Veja a tabela da Copa do Brasil

No entanto, naquele ocasião, o Clube da Gávea decidiu a vaga na final fora de casa. Desta vez, a vantagem de dois gols foi obtida nos domínios do adversário e, agora, o Rubro-Negro terá a possibilidade de garantir a classificação no Maracanã, diante de sua torcida.

RETROSPECTO EM SEMIFINAIS

Ao todo, o Flamengo atingiu as semifinais 13 vezes na Copa do Brasil, sem contar com este edição, e avançou em sete, totalizando 53% de aproveitamento. Nas oportunidades em que foi eliminado, com exceção do Atlético-MG, jamais teve vantagem de dois gols e, na maioria delas, sofreu com a regra do gol fora de casa.

Quando decide em casa, o retrospecto é ainda melhor. Foram quatro confrontos e três classificações, que mostram a força do Maracanã lotado em noite de Copa do Brasil. Curiosamente, o Rubro-Negro jamais chegou derrotado da primeira partida ao Rio de Janeiro nestes casos.

Classificações: 1990*, 1997, 2003, 2004, 2006*, 2013* e 2017

Eliminações: 1989, 1995, 1996, 2014, 2018 e 2021

+ Flamengo não deve repetir estratégia e corre risco com pendurados na Copa do Brasil

Flamengo x Atlético-MG - Copa do Brasil
Flamengo x Atlético-MG - Copa do Brasil

Flamengo terá a força do Maracanã a favor na semifinal (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

"TIME DAS COPAS" MUITO FORTE

Além da vantagem no retrospecto, o Flamengo também contará com o retorno do "time das Copas" após duas semanas de ausência. Com ele, o Clube da Gávea disputou sete partidas, venceu seis e empatou apenas uma. Além disso, sofreu apenas dois gols, justamente o que o adversário precisa para levar a decisão às penalidades.

+ Braz confirma capacidade de 100 mil pessoas em novo estádio do Flamengo: 'Pode cravar'

Santos, Rodinei, Léo Pereira, David Luiz e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol. Essa é a provável escalação do Flamengo, que terá "força máxima" para o confronto.

Tudo pode mudar, contudo, já que três jogadores estão pendurados e podem ficar suspensos em uma eventual decisão. Se receberem cartão amarelo, Everton Ribeiro, Gabigol e João Gomes ficam fora do jogo de ida da final. Ao contrário do que aconteceu contra o Vélez, nenhum dos três será preservado.

Flamengo Libertadores
Flamengo Libertadores

Time das Copas está invicto na temporada (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

+ Copa do Brasil: Flamengo finaliza preparação e deve ter força máxima diante do São Paulo

Flamengo e São Paulo se enfrentam às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Quem se classificar à final da Copa do Brasil encara o vencedor do confronto entre Corinthians e Fluminense. As equipes empataram a ida em 2 a 2, no Maracanã.