Retrospecto contra o Fluminense pela Copa do Brasil é favorável ao Corinthians

Corinthians eliminou o Flu das Copas do Brasil de 2009 e 2016 (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)


Os torcedores do Corinthians têm boas recordações da sua equipe enfrentando o Fluminense pela Copa do Brasil. O encontro entre os dois clubes voltará a acontecer na semifinal do torneio neste ano.

+ Mercado fechado: confira o balanço da janela de transferências do Corinthians

Timão e Flu se cruzaram pela Copa do Brasil em 2009, ano que os corintianos foram campeões, e 2016. Nas duas situações, a equipe paulista fez valer o mando de campo e venceu, ficando no empate quando jogou no Rio de Janeiro.

Por sinal, o sorteio que definirá a ordem dos locais neste ano acontecerá nesta sexta-feira (19), às 11h, na sede da CBF, na capital carioca.

A data e horário exato dos jogos serão definidos ainda nesta semana, mas é fato que os confrontos de ida acontecerão já no próximo meio de semana, com a volta ocorrendo entre os dias 13 e 15 de setembro, depois das semis da Libertadores.

+ Confira a tabela da Copa do Brasil e simule as semifinais

Mesmo tendo seguido roteiro parecido nas duas classificações contra o Tricolor das Laranjeiras, o Corinthians fez isso em situações diferentes. Em 2019, o Time do Povo mandou o primeiro confronto, já em 2016 decidiu como visitante.

No ano do título, Dentinho foi quem garantiu o triunfo corintiano em casa, jogando no estádio do Pacaembu. A vitória por 1 a 0 foi definida antes dos 10 minutos de jogo. Na volta, o Timão tratou de calar o Maracanã, marcando dois gols em 16 minutos, com Chicão e Jorge Henrique. O Fluminense ainda empatou no segundo tempo, com Alan e Thiago Neves, mas o 2 a 2 era alvinegro.

Já em 2016, o confronto foi válido pelas oitavas de final. O jogo de ida foi com mando do time carioca, que levou a partida para o estádio Giulite Coutinho, na cidade de Mesquita, no Rio. O Timão até saiu atrás, com gol marcado por Marquinho, ainda no primeiro tempo, mas buscou o empate com Rodriguinho, na etapa final. No confronto de volta, o Corinthians fez valer o mando de campo, na Neo Química Arena, e, tal qual em 2009, venceu por 1 a 0, jogando em casa. O tento corintiano foi novamente anotado por Rodriguinho.

OUTROS MATA-MATAS

O Timão também leva vantagem quando o assunto é duelar contra o Fluminense em mata-matas.

Nas semifinais dos Campeonatos Brasileiros de 1976 e 2002, o Time do Povo passou pelo Flu. A primeira classificação, inclusive, é histórica, já que o Corinthians, que na época vivia uma fila de 22 anos sem ser campeão, viu a sua torcida tomar o estádio do Maracanã, na chamada ‘Invasão Corintiana’. O Coringão passou pelo Tricolor nos pênaltis, naquela ocasião, mas foi derrotado pelo Internacional na decisão.

Em 2022, nova classificação corintiana na semifinal, contra o Fluminense. E novamente o Timão foi vice, dessa vez perdendo a final para o Santos.

O Corinthians ainda eliminou o Flu da Copa Sul-Americana de 2019, nas quartas de final.

Do lado carioca, resta o título da Copa Rio de 1952, considerado como Mundial pelo Tricolor, e a semifinal do Brasileirão de 1984, ambos vencidos sobre o Alvinegro Paulista.

Joga a favor do imaginário corintiano também a recordação do título brasileiro de 2017, que foi confirmado pelo Coringão em uma vitória, de virada, sobre o Fluminense, por 3 a 1.