Responsável pela transmissão de surfe ao vivo na internet, Mano Ziul morre aos 61 anos

Mano Ziul faleceu aos 61 anos (Foto: Reprodução/Canal OFF)


A quarta-feira amanheceu triste para os fãs de surfe. O carioca Mano Ziul, que estava se recuperando de uma cirurgia de retirada de tumor no cérebro, faleceu nesta madrugada aos 61 anos.

+ Quem escalar no Cartola FC? Veja cinco dicas por posição para a 12ª rodada do Brasileirão

A cirurgia havia sido realizada em 2016. O carioca vinha se recuperando há seis anos, mas não resistiu. Mano Ziul foi responsável por tornar o surfe o primeiro esporte do mundo a ter transmissões ao vivo pela internet.

Mano implementou a utilização da informática no surfe. Na década de 80, o carioca desenvolveu a transmissão em streaming e os resultados online nas competições. Antigamente, as notas dos juízes eram escritas em folha de papel. Esse sistema criado por Mano revolucionou o esporte e é utilizado até os dias de hoje no surfe.

+ Projeto cria coleção de NFTs para conectar a comunidade do surfe

Com a morte de Mano Ziul, a Liga Mundial de Surfe fez questão de prestar uma homenagem para o brasileiro nas redes sociais.

- A WSL está triste ao saber do falecimento de Mano Ziul. Ziul foi responsável por transformar o surfe competitivo de maneiras incríveis e será lembrado por entregar o melhor surfe do mundo aos fãs de todo o mundo. Nossos pensamentos e orações estão com os amigos e familiares de Ziul.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos