'Rei dos Clássicos' em 2022, Palmeiras busca manter números expressivos contra os rivais

Palmeiras venceu nove dos 11 clássicos que disputou na temporada 2022 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


O Palmeiras se prepara para o seu 12º clássico nesta temporada, que será diante do Santos, neste domingo, às 18h30, no Allianz Parque. Será a oportunidade de o time de Abel Ferreira confirmar seu amplo domínio sobre os rivais em 2022, que o eleva à condição de "Rei dos Clássicos" neste ano, principalmente pelos números expressivos que ostenta nesses jogos quando teve o mando de campo até aqui.

> AO VIVO E DE GRAÇA: LANCE! vai transmitir ao vivo e de graça jogos da Bundesliga a partir deste sábado. Confira todas as informações sobre o torneio e transmissão aqui

GALERIA
> Veja a validade do contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Para começar a mostrar esse status palmeirense diante de seus rivais, basta falar que foram apenas duas derrotas em clássicos nesta temporada. As duas foram para o São Paulo, ambas no Morumbi. De resto, todas as partidas terminaram com vitórias alviverdes. Ou seja, dos 11 clássicos desde o início de 2022, o Verdão venceu nove.

Em termos de aproveitamento, isso significa que o Palmeiras conquistou 81,8% dos pontos que disputou contra seus rivais neste ano. O índice é muito maior do que o dos outros três grandes do estado. O São Paulo, que foi aquele que conseguiu derrotar o Verdão, tem 51,3% diante dos rivais, o Santos, próximo adversário alviverde, tem somente 37% e o Corinthians tem apenas incríveis 18,2%.

O Timão, inclusive, venceu uma vez nesse cenário, que foi o 4 a 0 diante do Peixe, na partida de ida da Copa do Brasil. De resto, não teve sucesso: foram três empates e sete derrotas, três delas para o Palmeiras (2 a 1 no Paulistão, 3 a 0 e 1 a 0 no Brasileirão). As vitórias do Tricolor sobre a equipe de Abel foram na ida da final do Paulistão (3 a 1) e na ida das oitavas de final da Copa do Brasil (1 a 0).

Como dito acima, as únicas derrotas palmeirenses em clássicos foram fora de casa, o que nos leva a deduzir que o desempenho do Verdão como mandante é de 100%, com cinco jogos e cinco vitórias (duas contra o São Paulo, duas contra o Corinthians e uma contra o Santos). Além disso, foram 12 gols marcados e apenas dois sofridos.

Já nas partidas como visitante, foram quatro vitórias (duas contra o São Paulo, uma contra o Corinthians e uma contra o Santos) e duas derrotas (ambas para o São Paulo). Em termos de gols, foram seis marcados e cinco sofridos, sendo todos eles diante do Tricolor.

Neste domingo, portanto, o Palmeiras defende seus 100% de aproveitamento dentro de casa nos clássicos e busca manter seu alto índice de pontos conquistados diante dos seus rivais nesta temporada. Sem contar a importância de uma vitória pensando na caminho para o título brasileiro, será mais uma das "finais" do time.

Desempenho dos quatro grandes de SP em clássicos em 2022

Palmeiras - 11 jogos/9 vitórias/2 derrotas - 81,8% de aproveitamento
São Paulo - 13 jogos/6 vitórias/2 empates/5 derrotas - 51,3%
Santos - 9 jogos/3 vitórias/1 empates/5 derrotas - 37,04%
Corinthians - 11 jogos/1 vitórias/3 empates/7 derrotas - 18,2%