Regras curiosas que os turistas terão que cumprir na Copa do Catar

A bola está perto de rolar na Copa do Mundo do Catar. Foto: Ricardo Larreina/Europa Press via Getty Images
A bola está perto de rolar na Copa do Mundo do Catar. Foto: Ricardo Larreina/Europa Press via Getty Images

A Copa do Mundo será realizada pela primeira vez em um país do Oriente Médio. O Catar é predominantemente islâmico e considerado mais moderado do que outros países árabes em relação às regras de comportamento.

Mesmo assim, os turistas que pretendem viajar para acompanhar o mundial de perto precisam respeitar certas regras para não terem problemas com as autoridades locais. Apesar do clima de festa gerado pela Copa do Mundo, algumas cenas comuns vistas nas últimas edições não devem se repetir no Catar.

Vestimentas

Em um país islâmico, é recomendado que os visitantes não deixem ombros e joelhos à mostra e isso vale para homens e mulheres. As mulheres não precisam usar o traje típico da região, que cobre o rosto com um véu. As roupas permitidas são calças largas, saias mais longas e blusas de comprimento até o cotovelo, pelo menos.

Consumo de álcool

Cerveja e futebol é uma combinação bastante tradicional em vários países do mundo. Na Copa do Mundo, o consumo de álcool será restrito a alguns locais designados pela FIFA e pelo governo do Catar.

Quem quiser tomar uma cerveja assistindo a uma das partidas, terá que ir preparado. De acordo com o jornal britânico The Sun, um copo de 550ml será vendido a 10 libras, ou 60 reais na cotação atual. O valor é três vezes maior do que o cobrado na última Copa, na Rússia.

A cultura do Catar restringe o consumo de bebidas alcoólicas, por isso os turistas precisam tomar cuidado. Quem for pego bebendo nas ruas, pode pagar uma multa de 4.500 reais ou até mesmo pegar 6 meses de prisão.

Demonstrações de afeto

Os turistas devem ter cuidado também com alguns comportamentos que são muito comuns para nós brasileiros. Beijos e abraços não são bem vistos em locais públicos e devem ser evitados. Estrangeiros não devem estender a mão ou tocar em uma mulher catari para mostrar sinal de respeito.

Fotos

Se tem uma coisa que os turistas adoram é tirar fotos, mas registrar um momento deve ser feito com muito cuidado no Catar. Isso porque o país proíbe filmar e fotografar qualquer pessoa sem uma autorização prévia. A lei vale também para policiais e edifícios militares, quem desrespeitá-la pode ir para a cadeia.

Jornalistas que estiverem a trabalho e tiverem uma licença da Agência de Notícias do Catar estão liberados dessa regra curiosa.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos