Red Bull está sob suspeita da FIA por ultrapassar teto de gastos

Ferrari e Mercedes suspeitam que Red Bull ultrapassou limite de gastos na temporada 2021. Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP via Getty Images
Ferrari e Mercedes suspeitam que Red Bull ultrapassou limite de gastos na temporada 2021. Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP via Getty Images

A Red Bull está no olho do furacão em Cingapura justamente no fim de semana em que pode conquistar seu segundo título consecutivo e o décimo, entre pilotos e fabricantes, desde sua criação, tudo isso no dia em que seu piloto estrela, Max Verstappen faz 25 anos.

A nova FIA de Mohammed Ben Sulayem, enfrenta um momento de insatisfação das equipes por conta do teto orçamentário.

Leia também:

A regra vale na F1 desde 2021, e impede que as equipes ultrapassem 145 milhões de dólares no ano passado, 140 neste ano (somando 3% de inflação devido à crise energética derivada da guerra Rússia-Ucrânia) e 135 no ano que vem.

Ao que parece a FIA já concluiu a análise do ano passado e de acordo com o que vazou, duas equipes, Red Bull e Aston Martin, teriam ultrapassado esse teto, algo que será divulgado nos próximos dias.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, descartou o assunto como "mera especulação" na BBC, enquanto a Aston Martin reconhece ter esclarecido o assunto com a FIA.

A questão é que não há uma sanção clara contra a lacuna de gastos. Só se for inferior a 5% do teto (cerca de 7 milhões), a multa é paga e o assunto resolvido.

A Mercedes, que ainda acha que o título foi “roubado” no último e famoso GP em Abu Dhabi de 2021, está no meio da questão e não se importa qual é o valor.

Segundo dizem, com 5 milhões, pode ser melhorado meio segundo em velocidade, então a vantagem adquirida é injusta, e a equipe alemã vai se esforçar muito se tiver a menor chance de virar Abu Dhabi.

E como não será possível, e não será suficiente, tirar pontos este ano de Max ou da equipe (eles já têm uma vantagem enorme), eles tentam aplicá-lo para 2023 e o teto para os campeões seria ainda menor dificultando o desenvolvimento do carro.