Recursos russos contra banimentos são rejeitados pelo CAS

Zenit foi o último campeão russo mas está impedido de jogar competições continentais por conta da guerra. Foto: Mike Kireev/NurPhoto via Getty Images
Zenit foi o último campeão russo mas está impedido de jogar competições continentais por conta da guerra. Foto: Mike Kireev/NurPhoto via Getty Images

Os apelos da Federação Russa de Futebol (FUR) e de alguns de seus clubes contra as proibições do futebol internacional e europeu foram rejeitados. Os clubes e a seleção nacional do país foram suspensos de todas as competições pela Fifa e pela Uefa em fevereiro, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Seis recursos foram interpostos contra a decisão, mas foram julgados improcedentes pelo Tribunal Arbitral do Esporte (Cas). A FUR diz que agora pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal da Suíça.

Leia também:

O Cas realizou audiências por vídeo com as partes envolvidas nos dias 5 e 11 de julho.

"O painel determinou que a escalada do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e as respostas públicas e governamentais em todo o mundo criaram circunstâncias imprevistas e sem precedentes às quais a Fifa e a Uefa tiveram que responder", disse um comunicado do Cas.

"Ao determinar que equipes e clubes russos não devem participar de competições sob sua égide enquanto tais circunstâncias persistirem, o painel considerou que ambas as partes agiram dentro do escopo da discrição concedida a eles sob seus respectivos estatutos e regulamentos", prosseguiu.

Em abril, a Rússia desistiu de um recurso contra a suspensão do país da Copa do Mundo de 2022 pela Fifa. No entanto, a FUR continuou com um recurso contra a Fifa e a Uefa, enquanto Zenit São Petersburgo, Sochi, CSKA Moscou e Dínamo de Moscou apelaram contra a Uefa.

A declaração do Cas acrescentou: "O painel considerou desnecessário caracterizar a natureza do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, mas apenas focar nas consequências de tal conflito para as competições afetadas".

O FUR disse que "discorda fortemente" da decisão do Cas e uma "decisão sobre novas ações será tomada após a análise dos fundamentos das decisões do painel do Cas".

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos