Recife terá o privilégio de conhecer os campeões brasileiros de skate no STU National


O mês de setembro já chegou e, com ele, foi acionada a contagem regressiva para a terceira e última etapa do STU National, no Recife (PE), de 16 a 18, quando serão conhecidos os campeões do circuito brasileiro de skate em 2022. Após passar por Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS), o evento chega à capital pernambucana para coroar os melhores da temporada no país nas modalidades Street e Park, no feminino e no masculino.

+ Surfe: brasileiros lutam por vaga extra nas Olimpíadas de Paris

De todos os nomes, quem está mais próxima de se consagrar e garantir um dos títulos é Raicca Ventura, que tem uma vantagem considerável dentre as meninas do Park, justamente por ter vencido as duas primeiras etapas, somando 24 mil pontos. As skatistas olímpicas Yndiara Asp e Dora Varella, que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio, aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente, com 15 mil e 13 mil pontos.

O campeão de cada etapa garante 12 mil pontos, com o segundo levando 10 mil e o terceiro, 8 mil. E todos os skatistas, até a última colocação, garantem pontuação. Marcos Hiroshi, juiz principal das competições de Street do STU National, diz o que tem analisado do desempenho dos atletas neste ano e tem a certeza de que a última etapa será a cereja do bolo de uma temporada de muita evolução e afirmação.

+ Bia Haddad entra em quadra após vitória no US Open: veja onde assistir

Se Raicca Ventura lidera no Park feminino, no masculino esse posto é ocupado por Pedro Carvalho, que soma 18 mil pontos. Se não venceu nenhuma das etapas, ao menos foi o único a subir nos dois pódios, o que lhe garante o topo até aqui. Mas ele é seguido de perto por uma turma talentosa, formada por Luiz Francisco, o Luizinho (14.500), Kalani Konig (13.000), Gui Khury (13.000), Luigi Cini (12.000) e Augusto Akio (11.193).

Raicca Ventura
Raicca Ventura

Raicca Ventura lidera o Park feminino (Foto: Júlio Detefon/Divulgação STU)

Já no Street feminino, destaque até aqui para Gabi Mazetto. Com o terceiro lugar em Criciúma e o título em Porto Alegre, ela soma 20 mil pontos, mantendo-se na frente de Rayssa Leal (12.000) e Carla Carolina (11.597). Entre os rapazes, quem lidera é João Lucas Alves, o Xuxu, com 14.500 pontos. E é a disputa mais parelha do STU National, com uma galera de qualidade logo atrás: Lucas Rabelo (12.000), Giovanni Vianna (12.000), Wilton Souza (10.385) e Gabryel Aguilar (10.000).

O STU National do Recife, que recebe uma etapa do circuito brasileiro de skate pela primeira vez na história, conta com patrocínio do Banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy. É chancelado pela CBSk, tem como Media Partner o Tik Tok e apoio da Prefeitura do Recife, da Dropdead e da Tiger, cerveja oficial do evento.