Rafinha, do São Paulo, critica calendário brasileiro: 'Não é saudável para os atletas'

Rafinha é um dos nomes desta lista (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)


Rafinha, lateral-direito do São Paulo, criticou o calendário de jogos no Brasil e o comparou com o calendário europeu, que tem menos partidas na temporada.

Galeria
> ATUAÇÕES: Calleri perde pênalti e Jandrei falha em empate do São Paulo com o Avaí

Tabela
> Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

Anunciado no Tricolor paulista em dezembro do último ano, o jogador teve passagens na Europa, onde atuou em equipes como Bayern, Génova e Olympiacos. Em entrevista ao "Bola da Vez", o camisa 13 afirmou que não considera o calendário de jogos aqui no Brasil saudável para os atletas - uma vez que em solo europeu, há um espaçamento maior entre os jogos.

- É o que eu sempre falo, o Brasil por ser o país do futebol, tem um calendário que não é saudável para os atletas. Intensidade, logística... O torcedor vai a campo porque quer ver um espetáculo, um jogo bonito. Mas aí você tem um time que joga domingo às 16h, ai joga na quarta às 21h30, domingo às 16h, aí depois terça, às 21h30.... Como que o jogador vai ter um tempo de recuperação para ele estar apto a desempenhar um bom futebol no segundo jogo? - disse.

Para Rafinha, a forma da qual o Brasil lida com o espaço entre uma rodada e outra impede os atletas de demonstrarem um desempenho melhor, tudo isso devido ao desgaste físico gerado.

- Na Europa, se você chegar em todas as finais da Copa, do Campeonato Estadual, do Campeonato Nacional e da Liga dos Campeões, você joga as 50 partidas estourando. Eu falo pela Alemanha, que são 34 rodadas do campeonato alemão, mais cinco da copa ali. Aqui no Brasil, já estamos com quase 30 jogos. Então assim, não tem como você querer ver que o jogador o demonstrar o seu melhor, seu melhor desempenho - destacou.

Pelo São Paulo, Rafinha disputou 23 jogos, com doze vitórias, sete empates e quatro derrotas.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos