Quem sai? Entenda como Vidal e Everton Cebolinha podem ser escalados no Flamengo


Contratados com status de reforços de peso, Arturo Vidal e Everton Cebolinha geram grandes expectativas na torcida do Flamengo e chegam para fortalecer o já estrelado elenco rubro-negro. Ambos já foram apresentados e estão regularizados para estrear, mas surge a pergunta: como eles podem se encaixar no time de Dorival Júnior?

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

CEBOLINHA: ABERTO OU CENTRALIZADO?

Destaque como ponta esquerda no Grêmio e na Seleção Brasileira, Everton Cebolinha tem características parecidas com Bruno Henrique, antigo conhecido da torcida rubro-negra. Questionado na apresentação sobre seu posicionamento preferido, o atacante deixou claro a preferência por atuar mais avançado.

- Sempre estive acostumado a jogar mais pelo lado esquerdo, mas na passagem pelo Benfica fiz outras posições. Creio que o professor Dorival vai dizer onde é melhor eu atuar. (A ala é uma) Posição que não estava acostumado a fazer, como todo mundo sabe. Aquilo acabou me incomodando. Todo mundo sabe onde estou acostumado a jogar. Nas últimas temporadas, eu tinha feito 43 gols. Para um atacante de lado, para um extremo, é muita coisa. Não era aquilo que eu estava habituado, mas creio que foi um aprendizado. Pude evoluir também na parte tática defensiva.

Everton Cebolinha
Everton Cebolinha

Cebolinha está pronto para estrear (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Nos últimos jogos, no entanto, Dorival Júnior escalou o Flamengo no 4-3-1-2, uma formação que não privilegia o uso dos extremos. Contra Tolima e Atlético-MG, Arrascaeta atuou como meia centralizado por trás de Pedro e Gabigol. As boas atuações do trio levantaram dúvidas sobre onde Cebolinha pode entrar.

Caso a comissão técnica opte por manter o esquema atual, o cenário mais provável é que Cebolinha atue mais centralizado e seja a parte mais móvel da dupla de ataque, seja ao lado de Pedro ou de Gabigol. Assim, Everton não precisaria voltar para marcar no campo de defesa e teria a liberdade de se movimentar e explorar sua velocidade.

VIDAL: PRIMEIRO OU SEGUNDO VOLANTE?

No caso de Arturo Vidal, a comissão técnica de Dorival Júnior ganha um jogador ainda mais versátil. De acordo com o próprio jogador na coletiva de apresentação, ele se sente confortável em qualquer função no meio-campo, seja como primeiro, segundo ou terceiro homem.

- Me sinto cômodo nas três posições. Joguei mais pela direita na Itália e na Alemanha, como box-to-box. Mas não tenho problema com a posição. Jogando não tem problema (risos). O treinador sabe melhor, preciso me preparar da melhor forma para, quando jogar, ir bem. É normal, tenho dois, três dias de treino. Não é fácil entrar, estava de férias, mas quero jogar o quanto antes.

Apresentação Vidal
Apresentação Vidal

Vidal vive expectativa pela estreia (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A versatilidade de Vidal, no entanto, não torna a escolha de Dorival mais simples. Assim como o ataque, o trio de meio-campo do Flamengo vive boa fase com Thiago Maia de primeiro volante e a dupla João Gomes (pela esquerda) e Everton Ribeiro (pela direita) mais avançada.

Apesar de ser conhecido pela raça e combatividade em campo, é de se imaginar que Vidal não atuará como primeiro volante. Acima da média tecnicamente, o chileno deve atuar mais avançado para ter a capacidade de chegar à área adversária, participar da distribuição de jogo e finalizar, além de ajudar na pressão na defesa adversária.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

ESTREIAS SEPARADAS

Cebolinha e Vidal vivem estágios diferentes de preparação. O atacante treina no Ninho do Urubu desde o início do mês e está pronto para estrear. O técnico Dorival Júnior, inclusive, já confirmou a presença do camisa 19 no duelo contra o Juventude nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

- Contamos com o Cebolinha já de imediato, ele estará conosco ou atuando ou entrando de repente. Passa também por um processo de adaptação - disse Dorival no último sábado.

Vidal, por sua vez, começou a treinar nos últimos dias e ainda passará por trabalhos de condicionamento físico. A expectativa é que ele possa estrear no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, no próximo meio de semana, ou contra o Atlético-GO, no dia 30.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos