Quem é Leandro? Goleiro promessa da base do São Paulo e 'cria de Ceni' chama atenção


Na última quinta-feira (22), o goleiro Leandro chamou atenção na goleada do São Paulo contra a Penapolense pelo Campeonato Paulista Sub-20. Em apenas dois minutos de jogo, o defensor abriu o placar, que terminou em 6 a 0, ao marcar um golaço de falta - assim como Rogério Ceni costumava fazer durante sua carreira de jogador. O LANCE! fez um breve perfil do jovem. Confira a seguir.

> Com Sul-Americana, São Paulo amplia recorde de time brasileiro finalista em torneios continentais

Com apenas 17 anos, o jogador já integra a equipe de Alex de Souza e atua com a camisa do clube desde 2019. Desde seus primeiros momentos, já se mostrou bastante "adiantado", algo que foi citado inclusive pelo treinador da categoria. Aos 15 anos, fazia parte do sub-17.

Nesta temporada, esteve presente nas campanhas do Campeonato Brasileiro Sub-20, Campeonato Paulista Sub-20 e na Copa São Paulo Futebol Júnior - onde foi reserva a maioria da campanha. Ao todo, foram 25 jogos disputados. Leandro começou a ganhar mais espaço na equipe de Alex em abril desse ano, quando Young subiu para o profissional, presente em 14 vitórias, cinco empates e seis derrotas.

O gol marcado na última quinta-feira (22) se assemelhou aos que eram feitos por Ceni. Hoje treinador da equipe profissional, se consagrou como o goleiro com mais gols marcados na história. Ao todo, foram 131 - sendo 61 de falta - em 1237 jogos pelo São Paulo. Desde então, nenhum outro defensor do clube chegou perto de igualar as marcas do grande ídolo.

Alex de Souza, em entrevista a SPFCTV, falou sobre a qualidade de Leandro. De acordo com suas palavras, mesmo com pouca idade, apresenta uma boa evolução.

- O São Paulo teve na história um dos maiores cobradores, pelo menos na minha geração que eu vi, que era o Rogério. E ele (Leandro) pegou tanto gosto pela coisa que a gente está tendo que frear o Leandro: 'Cara, segura um pouquinho, vamos devagar, vamos controlar isso'. Porque ele realmente viu que tem aptidão para isso - disse.

- E eu sempre brinco com ele o seguinte... brincava, porque agora ele 'quebrou minhas pernas'... eu falava: 'Você começa a bater hoje, com 18 anos, de repente com 23, com 24, com 25 sai o seu primeiro golzinho. E, hoje, um gol maravilhoso. Um gol que, realmente, de onde eu estava no banco eu vejo a direção que ela toma. Então, ele está de parabéns e é a amostra daquilo que eu particularmente gosto muito - completou.

Leandro também falou sobre a conquista. O jovem atleta destacou o exemplo de Rogério Ceni e afirmou que tem se dedicado a também se tornar um goleiro-artilheiro.

- Estou imensamente feliz em poder marcar esse gol, especialmente em um jogo que precisávamos da vitória. Eu já vinha tentando há algumas partidas e venho treinando há bastante tempo, então é um momento maravilhoso na minha vida. É muita responsabilidade defender a camisa do São Paulo como goleiro, mais ainda ser cobrador de falta. Pela história gigante do clube, tendo o Rogério como exemplo - disse Leandro.

Embora não tenha disputado nenhuma partida com o elenco de Ceni, já participou de alguns treinamentos. O jogador também conta com passagens pela Seleção Brasileira Sub-17. Pelo São Paulo, em 2020, conquistou a Copa do Brasil Sub-17 e a Supercopa do Brasil da mesma categoria.