Quem é Jacob Montes, surpresa no time do Botafogo para enfrentar o Goiás


Um nome chamou a atenção na lista de relacionados do Botafogo para enfrentar o Goiás em jogo desta quarta-feira, às 21h45, pela 28ª rodada do Brasileirão, na Serrinha. Jacob Montes apareceu pela primeira vez na chamada de um jogo da equipe principal e viajou com o elenco de Luís Castro para Goiânia.

+ Marçal, do Botafogo, se vê com potencial de ser convocado: 'Eu faria a Seleção Brasileira jogar melhor'

Jacob é um meio-campista de 23 anos que nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos. Ele atua na posição ofensiva no setor e está treinando no Glorioso desde o começo de julho, apesar de ter sido anunciado oficialmente apenas na metade de agosto.

O norte-americano é mais um jogador que faz parte do projeto de intercâmbio de John Textor, proprietário da SAF do Glorioso. O empresário possui outros clubes ao redor do mundo e o atleta já passou por várias dessas equipes, como FC Florida-EUA, Crystal Palace-ING e RWD Molenbeek-BEL.

+ Goiás x Botafogo: onde assistir, prováveis escalações e desfalques para jogo do Brasileirão

Esportivamente, o grande destaque de Jacob até aqui foi no futebol universitário, algo de grande tradição nos Estados Unidos. Ele se formou em Georgetown e fez os quatro anos de ensino, mas sempre com as atividades de futebol ao lado. Ele foi o protagonista do primeiro título dos Hoyas na NCAA na temporada 2019-2020.

O bom desempenho no futebol universitário fez John Textor colocá-lo no Crystal Palace em 2021. Sem o visto de trabalho inglês, ele sequer pôde atuar pelos times de base dos Eagles e foi emprestado ao Beveren, da Bélgica. Até teve um começo promissor, com um golaço de fora da área no terceiro jogo que fez pela equipe, à época disputando a segunda divisão nacional.

+ Luís Castro critica organização do Botafogo e admite dificuldades no trabalho: 'Poucas coisas resolvidas'

Montes, porém, sofreu uma lesão tempo depois e teve que se afastar dos gramados por algumas semanas. Desde então, perdeu espaço na equipe e não voltou a performar mais como fora no começo. O meia só fez seis jogos depois do problema físico até o fim da temporada, mas a soma das participações dele nos duelos não resulta nem em 90 minutos.

Veja o único gol de Jacob Montes na Europa:

Na temporada seguinte, ele foi emprestado ao RWD Molenbeek, clube de John Textor na Bélgica. Fez apenas um jogo na equipe porque novamente sofreu com as lesões. Agora, recebe a chance no Botafogo - vale ressaltar, contudo, que a tendência é que não seja titular contra o Goiás.

ESTILO DE JOGO

Jacob Montes é um meia ofensivo que prefere atuar perto do gol, em uma posição avançada do sistema ofensivo. Apesar de ser destro, não tem dificuldade para chutar com a perna esquerda.

Por outro lado, possui dificuldade na recomposição física e duelos sem bola. Vale lembrar também, claro, que o meio-campista nunca teve contato na carreira com um nível técnico de jogo parecido como é o exercido no futebol brasileiro.

+ Botafogo: Quem é João Paulo Costa, coordenador que vai auxiliar projeto de criar estilo de jogo único no clube

SELEÇÃO

O meio-campista foi convocado para a seleção sub-19 dos Estados Unidos em outubro de 2019. Ele participou de uma vitória da equipe por 4 a 0 em amistoso contra o Tijuana, do México.

No ano passado, ele foi entrevistado pela Federação da Nicarágua por uma possibilidade de naturalização e participação nos últimos compromissos da seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar.

Os pais de Jacob nasceram na Nicarágua. Ele deixou a possibilidade em aberto, mas ainda não fez uma decisão sobre se naturalizar. De qualquer forma, o Botafogo tem, desta forma, a chance de ter mais um jogador de seleção no elenco.