Quatro jogadores querem roubar o número 1 de Medvedev em NY

Daniil Medvedev na estreia do US Open. Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images
Daniil Medvedev na estreia do US Open. Foto: Tim Clayton/Corbis via Getty Images

Daniil Medvedev, que começou o US Open com vitória contra Stefan Kozlov, chegou em NY como número 1 do mundo, mas pode não sair da ‘Big Apple’ nesta condição. Rafael Nadal, Stefano Tsitsipas, Carlos Alcaraz e Casper Rudd desafiam o russo na disputa pelo posto mais alto do ranking masculino.

O russo, atual campeão do US Open, precisa defender dois mil pontos na edição. Ou seja, ele precisa repetir o título conquistado em 2021. Quem está em uma condição confortável para a disputa é Rafael Nadal. O espanhol e vencedor de 22 Grand Slams (Australian Open e Roland Garros nesta temporada) pode até perder na primeira rodada e, desde que Medvedev, não seja o campeão, ele poderá sair como número 1.

Leia também:

Porém, caso Nadal e Medvedev se encontrem em uma possível final (ambos estão em lados opostos da chave), o vencedor sairá como campeão e número 1 do ranking. O mesmo cenário serve para Alcaraz, que enfrentando Medvedev, Tsitispas e Rudd em uma possível decisão, o vencedor sairia com o posto mais alto do ranking.

Caso Alcaraz elimine Nadal nas quartas de final, ele se daria a chance de se tornar o número 1 mais jovem da história do ranking da ATP ao conquistar o título. Caso Medvedev, Tsitsipas ou Ruud ainda estiverem no sorteio, uma vitória de Alcaraz contra Nadal garantiria que o 22 vezes vencedor de Grand Slam não deixaria Nova York como número 1 do mundo.

Dependendo de outros resultados no torneio, uma quartas de final Tsitsipas-Ruud pode ser crucial. Não só o vencedor ainda teria a chance de reivindicar o número 1 do mundo, mas o vencedor também poderia se tornar o número 2 do mundo, dependendo dos resultados de outros torneios. Tsitsipas tem como melhor colocação o número 3 do ranking e Ruud, o número 5.

Caso Nadal chegue às semifinais, um dos outros quatro jogadores na disputa deve ganhar o título para terminar no topo após o Open. Medvedev, Tsitsipas e Ruud estão todos na metade superior do sorteio, enquanto Nadal e Alcaraz estão na metade inferior.

O vencedor do US Open receberá 2.000 pontos, o finalista sairá com 1.200 pontos e os semifinalistas 720 pontos. Até o final do Aberto dos EUA, Medvedev terá mantido o número 1 do mundo por 16 semanas, 13 das quais ocorreram durante sua temporada atual.