Punido por doping, jogador de Senegal deve perder a Copa do Mundo
Keita Baldé deve perder a campanha do Senegal na Copa do Mundo no Catar no fim do ano, depois de violar a política mundial antidoping.
O atacante foi chamado para fazer um teste depois que o Cagliari, time italiano que ele deixou na última janele de transferências para se juntar ao time russo Spartak Moscou, perdeu por 5 x 1 para a Udinese em abril.
Leia também:
O jogador de 27 anos retornou um resultado negativo, mas em um comunicado em seu site, o Spartak confirmou que Balde ainda havia sido julgado por ter quebrado o protocolo e, consequentemente, foi suspenso pelo Tribunal Nacional Antidoping italiano.
A proibição entra em vigor imediatamente e vai até o início de dezembro, com os três jogos de seu país no Grupo A da Copa do Mundo ocorrendo no final de novembro.
Um comunicado do Spartak dizia: “O meio-campista Keita Baldé foi suspenso pelo Tribunal Nacional Antidoping da Itália até 5 de dezembro devido a uma violação de doping enquanto jogava pelo Cagliari”.
O clube da capital russa não especificou qual o procedimento do controle antidoping foi violado por Keita Baldé, assinalando apenas que não foi detectada nenhuma substância proibida nas amostras recolhidas.
“Uma amostra retirada de Keita naquele dia não encontrou substâncias proibidas. No entanto, de acordo com o código disciplinar, qualquer sanção relacionada ao doping imposta por outra associação desportiva nacional ou internacional, organização nacional antidoping, é automaticamente aceita pela FIFA e deve ser reconhecida por todas as confederações e associações”, seguiu o comunicado.
A aparição de Baldé como substituto de 38 minutos pelo Spartak no início deste mês na derrota por 2 a 1 para o Zenit São Petersburgo será, portanto, a única chance que ele terá de jogar pelo seu novo time até o início de dezembro, mas ele pode voltar a treinar 22 dias antes do final. de sua proibição.
Senegal está no grupo A e enfrenta a Holanda, o anfitrião Catar e Equador em seus três jogos da fase de grupos.