Primeiro medalhista olímpico da Mongólia é preso por assassinato

Naidan Tüvshinbayar foi condenado a 16 anos de prisão por assassinato. Foto: Attila Kisbenedek/AFP via Getty Images
Naidan Tüvshinbayar foi condenado a 16 anos de prisão por assassinato. Foto: Attila Kisbenedek/AFP via Getty Images

O campeão olímpico e ex-presidente do Comitê Olímpico Nacional da Mongólia, Naidan Tüvshinbayar, foi condenado a 16 anos de prisão por assassinato. Um tribunal no distrito de Khan-Uul, em Ulaanbaatar, prendeu Tüvshinbayar pelo assassinato de um amigo de infância após um julgamento de um ano que abalou o país.

Tüvshinbayar atacou o colega judoca Erdenebileg Enkhbat supostamente sob a influência de álcool em 2 de abril de 2021, com um objeto pesado, deixando-o hospitalizado com lesões cerebrais que causaram a morte de Enkhbat pouco depois. Tüvshinbayar foi preso por 20 dias antes que as acusações de assassinato fossem apresentadas.

Leia também:

Agora com 38 anos, Tüvshinbayar conquistou a medalha de ouro do judô masculino até 100kg em Pequim 2008. A medalha de ouro foi a primeira da Mongólia em Jogos Olímpicos. Ele seguiu com uma prata em Londres 2012 além do bronze mundial em Budapeste em 2017.

Tüvshinbayar também atuou como presidente do MNOC, sendo eleito para o cargo em agosto de 2020 e substituindo Demchigjav Zagdsuren, que ocupou o cargo por 19 anos. Em abril de 2021, Tüvshinbayar renunciou ao cargo depois de ficar preso por 20 dias.

Já Enkhbat ganhou uma medalha de prata na categoria masculina abaixo de 100kg no Grand Slam da IJF em Baku no Azerbaijão em 2013 e um ouro na mesma categoria na Copa do Mundo da IJF em Jeju na Coreia do Sul em 2012.

Tüvshinbayar também era popular entre os políticos e foi um promotor de campanha do candidato presidencial de sucesso do Partido Democrata, Khaltmaagiin Battulga, ex-campeão mundial de sambo, luta de origem soviética, e presidente da Mongólia de 2017 a 2021.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos