Por que Neymar e Mbappé brigam? O passo a passo da treta no PSG


A novela polêmica entre Neymar e Mbappé no Paris Saint-Germain ganhou mais um capítulo. Nesta quinta-feira, o jornal "L'Équipe" informou que os dois astros da equipe francesa seguem com problemas de relacionamento, o que já é pauta há muito tempo.


Contratações mais caras da história do time parisiense, os jogadores já passaram por altos e baixos desde que chegaram à Cidade Luz, mas o clima desandou de vez nesta temporada. Por isso, o LANCE! traz a seguir toda a cronologia dos fatos desta polêmica.

+ Veja a tabela e os jogos da Ligue 1

RENOVAÇÃO DE MBAPPÉ

Tudo começou quando Mbappé renovou seu contrato com o PSG. O camisa 7 tinha vínculo com a equipe somente até junho deste ano e era alvo do Real Madrid. Com uma proposta irrecusável por parte de Nasser Al-Khelaïfi, dono do time francês, o atacante decidiu seguir na equipe do Parque dos Príncipes.

Mbappé passou a ser o jogador mais bem pago no mundo, com salário anual de 100 milhões de euros (R$ 518 milhões), além de luvas no valor de 300 milhões de euros (R$ 1,5 bilhão) para assinar. O dinheiro, porém, parece não ter sido o motivo da polêmica, mas sim o que veio junto dele.

Nasser Al-Khelaïfi prometeu a Mbappé que ele teria voz ativa e maior liderança dentro do elenco francês. Dentro dessas promessas estavam as demissões do técnico Mauricio Pochettino e do diretor esportivo Leonardo. Para o lugar deles, Christophe Galtier e Luís Campos foram contratados.

Nasser Al-Khelaifi e Mbappé
Nasser Al-Khelaifi e Mbappé

Mbappé com o dono do PSG (Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT / AFP)

RECLAMAÇÕES COM NEYMAR

As polêmicas de Mbappé com Neymar começaram durante a pré-temporada do PSG. O camisa 7 estava insatisfeito com o brasileiro e dizia que o companheiro era um "jogador indisciplinado". Não satisfeito, o francês pediu a saída do camisa 10, que acabou ficando na equipe.

Neymar se calou e respondeu dentro de campo. O brasileiro faz um excelente início de temporada com a camisa do PSG, figurando entre os melhores do mundo até a parada para a Data Fifa. Ao todo, o brasileiro entrou em campo pelo time francês 11 vezes, com 11 gols marcados e oito assistências.

Neymar e Mbappé - PSG
Neymar e Mbappé - PSG

Neymar e Mbappé em treino do PSG (Foto: BERTRAND GUAY / AFP)

O DONO DA BOLA

Com a renovação e os poderes concedidos pelo dono do clube, Kylian Mbappé tornou-se uma espécie de "criança mimada" que não aceitava ser contrariado. O caso mais flagrante foi na vitória sobre o Montpellier por 5 a 2, no dia 13 de agosto, quando o camisa 7 marcou uma vez e Neymar balançou as redes em duas oportunidades.

Na ocasião, Mbappé perdeu um pênalti quando o jogo estava 0 a 0, tirando a bola de Neymar antes do chute. Ainda no primeiro tempo, entretanto, o PSG teve outro pênalti, convertido por Neymar. O que chamou a atenção no lance é que os dois atacantes discutiram antes da cobrança, em imagens flagradas pela imprensa francesa.

Ainda na mesma partida, o espírito mimado de Mbappé apareceu novamente. Poucos minutos após a discussão na cobrança de pênalti, em um contra-ataque, o atacante francês pediu o passe, mas não recebeu a bola. Insatisfeito, Kylian virou as costas para o lance e parou de correr.

Neymar e Mbappé discutindo antes de cobrança de pênalti
Neymar e Mbappé discutindo antes de cobrança de pênalti

Discussão de Neymar e Mbappé antes de cobrança de pênalti (Foto: Reprodução / Prime Video)

+ Dinamarca terá camisas de protesto: Veja os uniformes das seleções lançados para a Copa do Mundo

BRIGA NO VESTIÁRIO


Após esta partida contra o Montpellier, a situação esquentou no vestiário do Parque dos Príncipes. Jogadores do Paris Saint-Germain estavam irritados com Mbappé, e o clima foi tenso, com muita discussão entre os atletas.

Relatos indicam ainda que a briga verbal só não chegou às vias de fato porque pessoas presentes no local interviram e não deixaram que as agressões físicas acontecessem. A situação só foi apaziguada no decorrer da semana, com reuniões entre direção e jogadores.

PSG x Montpellier
PSG x Montpellier

Mbappé se irritou com brincadeira de companheiros (Foto: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP)

NÚMEROS EM JOGO

Os números de Neymar, Mbappé e Messi até a paralisação para a Data Fifa geraram discussão também. O camisa 7 marcou dez gols em nove partidas pelo PSG, mas não deu uma assistência sequer. Enquanto isso, dos oito passes decisivos de Neymar, três foram para Mbappé. O argentino, com oito assistências, deu cinco para o francês.

Este tema chegou a ser debatido pelo técnico Christophe Galtier, que falou em entrevista coletiva após a vitória do PSG sobre a Juventus, na Champions League. Na partida, Mbappé teve chance de passar a bola para Neymar sozinho na área, mas preferiu a finalização.

Lille x PSG - Messi, Neymar e Mbappé
Lille x PSG - Messi, Neymar e Mbappé

Trio de ataque do PSG tem brilhado na temporada (Foto: DENIS CHARLET / AFP)

RELAÇÃO FRIA

Como relatado pelo "L'Équipe" nesta quinta-feira, Neymar e Mbappé não buscam o conflito, mas a relação dos jogadores é distante no dia a dia. Dentro de campo, a dupla permanece como se nada tivesse acontecido, comemorando e celebrando, mas fora das quatro linhas o clima não é o mesmo.