Pesquisa aponta torcida do Grêmio como a mais fiel do Brasil; Palmeiras lidera como 'segundo time'

Mais de 90% dos torcedores do Grêmio torcem apenas pelo Tricolor Gaúcho (Foto: Ricardo Rimoli / LANCEPRESS!)


Em pesquisa divulgada pelo jornal "O Globo" com o instituto Ipec nesta quinta-feira, o Grêmio aparece como clube com a torcida mais fiel do Brasil. Ou seja, segundo o levantamento, os apaixonados pelo Tricolor Gaúcho, em sua maioria, torcem apenas por um time. Flamengo e Corinthians vêm em seguida.


O instituto perguntou aos entrevistados por qual time cada pessoa torce ou tem maior simpatia, com a possibilidade de até duas respostas. Entre os ouvidos, 11,2% afirmaram que gostam de dois clubes brasileiros. A pesquisa não levou em conta times estrangeiros.

+ Pesquisa aponta as 26 maiores torcidas do Brasil; confira o ranking

Ainda segundo a pesquisa, moradores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são os que mais têm escolha por duas equipes, com 15% dando esta resposta. No Sul e no Sudeste, o número cai para 8%. O Palmeiras é o mais citado como "segundo time".

TIMES COM TORCIDAS MAIS FIÉIS

1º: Grêmio - 90,6%
2º: Flamengo - 81,2%
3º: Corinthians - 80,6%
4º: Cruzeiro - 75,8%
5º: São Paulo - 75,6%
6º: Vasco - 71,4%
7º: Palmeiras - 65,5%

+ Veja a tabela e os jogos da Série A do Campeonato Brasileiro 2022

CLUBES MAIS CITADOS COMO SEGUNDO TIME

1º: Palmeiras - 1,6%
2º: Flamengo - 1,4%
3º: Corinthians - 1,2%
4º: São Paulo - 1%
5º: Paysandu - 0,6%

A pesquisa do "O Globo" com o Ipec teve 2 mil entrevistas presenciais em 126 municípios de todo o país, entre os dias 1º e 5 de julho. O índice de confiança é de 95%, e a margem de erro total é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos